PROJETO CARAVANA DA ESPERANÇA: DISCUSSÃO E RESULTADOS NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DOS 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente investigação tem como objetivo analisar as relações entre o educando e o educador no processo de ensino/aprendizagem, através da mediação pedagógica, como forma de desenvolvimento e construção do conhecimento. Dessa forma, o Projeto Caravana da Esperança objetiva fazer a diferença para as crianças assistidas, neste caso em especial, dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. A Mediação Pedagógica no 1º e 2º ano do ensino fundamental versa sobre a mediação pedagógica realizada pelo Projeto Caravana da Esperança, no Espaço Bom Pastor, localizado no Bairro Coqueiral. Uma vez que é necessário repensar, na atualidade, a alfabetização de crianças nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, pois em sua maioria, principalmente quando se trata da escola pública, os alunos dessa etapa da vida escolar têm um desenvolvimento muito baixo, muitas vezes saindo do 2° ano sem saber ler ou escrever, por isso é importante que se registre e se analise uma proposta como esta apresentada pelo projeto Caravana da Esperança. Para realização esse trabalho tornou-se necessário inicialmente a leitura de alguns teóricos como Piaget, Wallon, Vygotsky, citados numa versão mais clara através das palavras de Costa. As contribuições desses teóricos, bem como outros, serviram de aportes teóricas para a criação de objetos para aa pesquisa. Dessa forma, este estudo pretende mostrar o que uma mediação pedagógica pode fazer e trazer o exemplo claro de um caso de sucesso no Estado de Sergipe.Downloads
Publicado
2018-08-21
Edição
Seção
Artigos