DIVERSIDADE CULTURAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Maria do Socorro dos Santos Bonfim Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave:

ensino de história, cultura africana, África

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como tema a Diversidade Cultural e as Práticas Educativas: Um Estudo Sobre o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As questões que orientaram esta pesquisa giraram em torno do racismo, preconceito e discriminação existente na escola pública. Muito se discute sobre a importância da cultura afro-brasileira nas escolas, mas pouco se faz para que essa cultura seja de fato difundida. Precisa se fazer entender que todos nós, brancos, negros e índios, formaram a identidade do nosso país. O Brasil é um país com uma miscigenação étnica e uma diversidade cultural enorme, onde se mistura linguagem, tradição, culinária, religião, costumes e etc. Vivemos num país onde o preconceito, o racismo e a discriminação racial se faz presente no nosso dia-a-dia. Mas 6,8% da população brasileira são formadas por negros. Esta investigação recorreu à pesquisa bibliográfica, iconográficas e documental tal como a Lei 10.639/03 e também fontes orais como entrevistas com professores da rede pública. As contribuições de Kabengele Munanga, Eliana Cavaleiro e Denzen Silva entre outros, serviram de aportes teóricos da pesquisa. Concluímos que família, escola e professor façam com que a criança negra se reconheça e se aceitem como ela realmente é, resgatando a autoestima e seu convívio na social. 

Biografia do Autor

Maria do Socorro dos Santos Bonfim, Faculdade Pio Décimo

Graduada em Pedagogia pela FPD

Downloads

Publicado

2018-08-21