https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-gacor/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-dana/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-pulsa/https://sdbagl.org/slot-gacor/https://sdbagl.org/slot-dana/https://sdbagl.org/slot-pulsa/https://sjlas.org/slot-gacor/https://sjlas.org/slot-dana/https://sjlas.org/slot-pulsa/ DIVERSIDADE CULTURAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS | Bonfim | PRÁXIS PEDAGÓGICA

DIVERSIDADE CULTURAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Maria do Socorro dos Santos Bonfim

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como tema a Diversidade Cultural e as Práticas Educativas: Um Estudo Sobre o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As questões que orientaram esta pesquisa giraram em torno do racismo, preconceito e discriminação existente na escola pública. Muito se discute sobre a importância da cultura afro-brasileira nas escolas, mas pouco se faz para que essa cultura seja de fato difundida. Precisa se fazer entender que todos nós, brancos, negros e índios, formaram a identidade do nosso país. O Brasil é um país com uma miscigenação étnica e uma diversidade cultural enorme, onde se mistura linguagem, tradição, culinária, religião, costumes e etc. Vivemos num país onde o preconceito, o racismo e a discriminação racial se faz presente no nosso dia-a-dia. Mas 6,8% da população brasileira são formadas por negros. Esta investigação recorreu à pesquisa bibliográfica, iconográficas e documental tal como a Lei 10.639/03 e também fontes orais como entrevistas com professores da rede pública. As contribuições de Kabengele Munanga, Eliana Cavaleiro e Denzen Silva entre outros, serviram de aportes teóricos da pesquisa. Concluímos que família, escola e professor façam com que a criança negra se reconheça e se aceitem como ela realmente é, resgatando a autoestima e seu convívio na social.

 


Palavras-chave


ensino de história; cultura africana, África

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Faculdade Pio Décimo Revista Práxis Pedagógica - Ano 01 - Volume 01