PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA

Autores

  • Patrícia Pereira da Silva Associação de Ensino e Cultura-Faculdade Pio Décimo.
  • Maria de Lourdes Ramos Porfírio Trindade dos Anjos Faculdade Pio Décimo

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo estudar as Práticas metodológicas no processo de alfabetização e sua relação com os diferentes níveis de aprendizagem, analisando as causas e consequências da heterogeneidade em sala de aula, relacionadas ao insucesso escolar no processo de alfabetização e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª, 2º e 3º ano) na escola pública, que, por meio da promoção automática gera os desníveis de conhecimentos básicos de leitura e escrita. Sendo o objeto estudo a EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental “Presidente Tancredo Neves”, caracteriza-se este trabalho em pesquisa de campo e também documental e bibliográfica, pois a fundamentação teórica esteve pautada principalmente nas contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nos estudos das teorias Construtivistas e Interacionistas por Jean Piaget e Lev S. Vygotsky, nas pesquisas de Magda Soares sobre alfabetização e letramento. Assim, conclui-se que, a educação pública apesar das fragilidades apresentadas, possui capacidades funcionais para proporcionar o acesso a escolarização que preze pela qualidade de ensino-aprendizagem, respeitando o processo que envolve a construção do conhecimento, instruindo o aluno para que este seja capaz de obter habilidades por meio da leitura e escrita.

Biografia do Autor

Patrícia Pereira da Silva, Associação de Ensino e Cultura-Faculdade Pio Décimo.

Graduada do curso de Licenciarura em Pedagogia da Faculdade Pio Décimo.

Maria de Lourdes Ramos Porfírio Trindade dos Anjos, Faculdade Pio Décimo

Doutora em Educação pela UFU

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Publicado

2017-09-11