PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo estudar as Práticas metodológicas no processo de alfabetização e sua relação com os diferentes níveis de aprendizagem, analisando as causas e consequências da heterogeneidade em sala de aula, relacionadas ao insucesso escolar no processo de alfabetização e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª, 2º e 3º ano) na escola pública, que, por meio da promoção automática gera os desníveis de conhecimentos básicos de leitura e escrita. Sendo o objeto estudo a EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental “Presidente Tancredo Neves”, caracteriza-se este trabalho em pesquisa de campo e também documental e bibliográfica, pois a fundamentação teórica esteve pautada principalmente nas contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nos estudos das teorias Construtivistas e Interacionistas por Jean Piaget e Lev S. Vygotsky, nas pesquisas de Magda Soares sobre alfabetização e letramento. Assim, conclui-se que, a educação pública apesar das fragilidades apresentadas, possui capacidades funcionais para proporcionar o acesso a escolarização que preze pela qualidade de ensino-aprendizagem, respeitando o processo que envolve a construção do conhecimento, instruindo o aluno para que este seja capaz de obter habilidades por meio da leitura e escrita.Downloads
Publicado
2017-09-11
Edição
Seção
Dossiê