https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-gacor/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-dana/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-pulsa/https://sdbagl.org/slot-gacor/https://sdbagl.org/slot-dana/https://sdbagl.org/slot-pulsa/https://sjlas.org/slot-gacor/https://sjlas.org/slot-dana/https://sjlas.org/slot-pulsa/ PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA | da Silva | PRÁXIS PEDAGÓGICA

PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA

Patrícia Pereira da Silva, Maria de Lourdes Ramos Porfírio Trindade dos Anjos

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo estudar as Práticas metodológicas no processo de alfabetização e sua relação com os diferentes níveis de aprendizagem, analisando as causas e consequências da heterogeneidade em sala de aula, relacionadas ao insucesso escolar no processo de alfabetização e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª, 2º e 3º ano) na escola pública, que, por meio da promoção automática gera os desníveis de conhecimentos básicos de leitura e escrita. Sendo o objeto estudo a EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental “Presidente Tancredo Neves”, caracteriza-se este trabalho em pesquisa de campo e também documental e bibliográfica, pois a fundamentação teórica esteve pautada principalmente nas contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nos estudos das teorias Construtivistas e Interacionistas por Jean Piaget e Lev S. Vygotsky, nas pesquisas de Magda Soares sobre alfabetização e letramento. Assim, conclui-se que, a educação pública apesar das fragilidades apresentadas, possui capacidades funcionais para proporcionar o acesso a escolarização que preze pela qualidade de ensino-aprendizagem, respeitando o processo que envolve a construção do conhecimento, instruindo o aluno para que este seja capaz de obter habilidades por meio da leitura e escrita.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Faculdade Pio Décimo Revista Práxis Pedagógica - Ano 01 - Volume 01