https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-gacor/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-dana/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-pulsa/https://sdbagl.org/slot-gacor/https://sdbagl.org/slot-dana/https://sdbagl.org/slot-pulsa/https://sjlas.org/slot-gacor/https://sjlas.org/slot-dana/https://sjlas.org/slot-pulsa/ O PROJETO UM QUÊ DE NEGRITUDE E A LEI 10639/03: APLICABILIDADE E IMPLICAÇÕES NO COLÉGIO ESTADUAL ATHENEU SERGIPENSE | Leão | PRÁXIS PEDAGÓGICA

O PROJETO UM QUÊ DE NEGRITUDE E A LEI 10639/03: APLICABILIDADE E IMPLICAÇÕES NO COLÉGIO ESTADUAL ATHENEU SERGIPENSE

Marllon Willian Barros da Silva Leão

Resumo


O presente artigo analisa a aplicabilidade da lei 10.639/03 no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, através do Projeto Um Quê de Negritude. Apesar de ser lei, tanto em âmbito nacional quanto estadual, é notável o desinteresse de grande parte das direções, coordenações, professores e alunos dos colégios de nossa cidade para com o tema “História e Cultura Afro-brasileira”. Para entender o objetivo da investigação da Lei 10.639/03 e sua aplicabilidade se propôs analisar, de forma compreensiva e aprofundada, com uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com profissionais da educação, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, documental. Foi realizada também pesquisa de campo, utilizando técnicas de entrevistas, observação e visita as reuniões e ensaios do Projeto para que fossem reunidos dados relevantes para a confiabilidade da pesquisa. O objetivo dessa pesquisa, é investigar a aplicabilidade e as causas que impedem a implementação plena da Lei 10.639/03 no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. A escola tem papel preponderante na eliminação das discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, aos registros culturais diferenciados.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Faculdade Pio Décimo Revista Práxis Pedagógica - Ano 01 - Volume 01