O PROJETO UM QUÊ DE NEGRITUDE E A LEI 10639/03: APLICABILIDADE E IMPLICAÇÕES NO COLÉGIO ESTADUAL ATHENEU SERGIPENSE

Autores

  • Marllon Willian Barros da Silva Leão Faculdade Pio Décimo

Resumo

O presente artigo analisa a aplicabilidade da lei 10.639/03 no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, através do Projeto Um Quê de Negritude. Apesar de ser lei, tanto em âmbito nacional quanto estadual, é notável o desinteresse de grande parte das direções, coordenações, professores e alunos dos colégios de nossa cidade para com o tema “História e Cultura Afro-brasileira”. Para entender o objetivo da investigação da Lei 10.639/03 e sua aplicabilidade se propôs analisar, de forma compreensiva e aprofundada, com uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com profissionais da educação, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, documental. Foi realizada também pesquisa de campo, utilizando técnicas de entrevistas, observação e visita as reuniões e ensaios do Projeto para que fossem reunidos dados relevantes para a confiabilidade da pesquisa. O objetivo dessa pesquisa, é investigar a aplicabilidade e as causas que impedem a implementação plena da Lei 10.639/03 no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. A escola tem papel preponderante na eliminação das discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, aos registros culturais diferenciados.

Biografia do Autor

Marllon Willian Barros da Silva Leão, Faculdade Pio Décimo

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo

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Publicado

2017-09-11