https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-gacor/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-dana/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-pulsa/https://sdbagl.org/slot-gacor/https://sdbagl.org/slot-dana/https://sdbagl.org/slot-pulsa/https://sjlas.org/slot-gacor/https://sjlas.org/slot-dana/https://sjlas.org/slot-pulsa/ AS INTERFACES DE UMA BRINQUEDOTECA: BRINQUEDOSBRINCADEIRAS, LEITURA E ARTES | Anjos | PRÁXIS PEDAGÓGICA

AS INTERFACES DE UMA BRINQUEDOTECA: BRINQUEDOSBRINCADEIRAS, LEITURA E ARTES

Maria de Lourdes Porfírio Ramos Trindade dos Anjos

Resumo


Oprojeto de extensão da brinquedoteca do curso de Pedagogia da Faculdade Pio décimo tem como objetivomotivar os acadêmicos a reinventar seu fazer pedagógico buscando novas formas de ensinar/aprender/fazer por meio da literaturainfanto– juvenil, da poesia, dos jogos destinadoaos alunos da pré-escola e séries iniciais  do ensino fundamental, onde procura-se atender as crianças  na faixa etária de 5 aos 13 anos.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIM, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, e educação. São Paulo: Summs, 1984.

CUNHA, Leo. Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Rio de Janeiro: Piá, 2012.

CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo: In. FRIEDMAN, A. et al. (org) o direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta/Abrinq, 1992.

CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: um mergulho no Brincar. 3. Ed. São Paulo: Vetor, 2001.

CUNHA, N.H.S. Brinquedo: linguagem e alfabetização. Petrópolis: Vozes, 2004.

FERREIRA, Taís; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais.Porto Alegre: Mediação, 2012.

GIMENES, Beatriz Piccolo: BRINQUEDOTECA: Manual em educação e saúde; Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira. São Paulo: Cortez, 2011.

MIGUEZ, Fátima. Nas Arte - manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

NEVES, Libéria Rodrigues; SANTIAGO, Ana Lydia B. O uso dos jogos teatrais na Educação: possibilidades diante do fracasso escolar. Campinas-SP: Papirus, 2009.

SILVEIRA, Rosa Hessel,et al. A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras. São Paulo: Moderna, 2012.

WEISS, Luise. Brinquedos e Engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Faculdade Pio Décimo Revista Práxis Pedagógica - Ano 01 - Volume 01