AS INTERFACES DE UMA BRINQUEDOTECA: BRINQUEDOSBRINCADEIRAS, LEITURA E ARTES
Resumo
Oprojeto de extensão da brinquedoteca do curso de Pedagogia da Faculdade Pio décimo tem como objetivomotivar os acadêmicos a reinventar seu fazer pedagógico buscando novas formas de ensinar/aprender/fazer por meio da literaturainfanto– juvenil, da poesia, dos jogos destinadoaos alunos da pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental, onde procura-se atender as crianças na faixa etária de 5 aos 13 anos.Referências
BENJAMIM, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, e educação. São Paulo: Summs, 1984.
CUNHA, Leo. Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Rio de Janeiro: Piá, 2012.
CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo: In. FRIEDMAN, A. et al. (org) o direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta/Abrinq, 1992.
CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: um mergulho no Brincar. 3. Ed. São Paulo: Vetor, 2001.
CUNHA, N.H.S. Brinquedo: linguagem e alfabetização. Petrópolis: Vozes, 2004.
FERREIRA, Taís; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais.Porto Alegre: Mediação, 2012.
GIMENES, Beatriz Piccolo: BRINQUEDOTECA: Manual em educação e saúde; Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira. São Paulo: Cortez, 2011.
MIGUEZ, Fátima. Nas Arte - manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
NEVES, Libéria Rodrigues; SANTIAGO, Ana Lydia B. O uso dos jogos teatrais na Educação: possibilidades diante do fracasso escolar. Campinas-SP: Papirus, 2009.
SILVEIRA, Rosa Hessel,et al. A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras. São Paulo: Moderna, 2012.
WEISS, Luise. Brinquedos e Engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 1997.
CUNHA, Leo. Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Rio de Janeiro: Piá, 2012.
CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo: In. FRIEDMAN, A. et al. (org) o direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta/Abrinq, 1992.
CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: um mergulho no Brincar. 3. Ed. São Paulo: Vetor, 2001.
CUNHA, N.H.S. Brinquedo: linguagem e alfabetização. Petrópolis: Vozes, 2004.
FERREIRA, Taís; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais.Porto Alegre: Mediação, 2012.
GIMENES, Beatriz Piccolo: BRINQUEDOTECA: Manual em educação e saúde; Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira. São Paulo: Cortez, 2011.
MIGUEZ, Fátima. Nas Arte - manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
NEVES, Libéria Rodrigues; SANTIAGO, Ana Lydia B. O uso dos jogos teatrais na Educação: possibilidades diante do fracasso escolar. Campinas-SP: Papirus, 2009.
SILVEIRA, Rosa Hessel,et al. A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras. São Paulo: Moderna, 2012.
WEISS, Luise. Brinquedos e Engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 1997.
Downloads
Publicado
2015-11-10
Edição
Seção
Artigos