IMPRESSÕES DA CIDADE: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE UMA AULA-PASSEIO EM ITAPORANGA D’AJUDA

Autores

  • Ane Luíse Silva Mecenas Santos UNISINOS/UNIT

Resumo

Nos últimos anos, o ensino de História passou por um processo de renovação. As aulas antes restritas ao tripé quadro/giz/livro didático tiveram seu leque de possibilidades ampliado, com as inovações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Partindo desta perspectiva, o presente trabalho tem o objetivo de estudar as possibilidades de uso da cidade de Itaporanga d’Ajuda como recurso nas aulas de História. Cravada às margens do rio Vaza-Barris, Itaporanga ainda hoje preserva seu patrimônio material e imaterial, com um considerável acervo arquitetônico, ruas estreitas e sinuosas, grupos folclóricos e solenidades religiosas que rematam dos tempos do Império. Todo esse potencial histórico pode ser usado como recurso nas aulas de História. Para isso, foi realizado o levantamento das potencialidades da cidade, adequando-as aos conteúdos de história do ensino fundamental. Temáticas como a colonização portuguesa, a invasão holandesa, formação da sociedade colonial, o ciclo do açúcar, política, mobiliarquia e o barroco podem ser discutidos pelas ruas da cidade. Todas essas questões podem ser articuladas com os conteúdos de outras disciplinas, promovendo o diálogo interdisciplinar, como propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais.  

Biografia do Autor

Ane Luíse Silva Mecenas Santos, UNISINOS/UNIT

Doutoranda em História

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Publicado

2015-11-07