Intelectuais da Educação: Apresentação

Autores

  • Magno Francisco de Jesus Santos UFF

Resumo

Na experiência historiográfica educacional brasileira, os intelectuais tem sido um dos objetos de estudos de maior ressonância no âmbito acadêmico, por meio de interpretações que redirecionaram a compreensão acerca da ação de homens e mulheres que pensaram a Educação no país, bem como o envolvimento desse grupo com a esfera do poder. Essa tradição historiográfica, porém, não implica no esgotamento da temática, mas o reconhecimento da sólida construção de um espaço de debate e problematização dos pensadores da Educação brasileira.

Referências

BASTOS, Maria Helena Câmara. Pro pátria laboremos: Joaquim José de Menezes Vieira (1848-1897). Bragança Paulista-SP: EDUSF, 2002.

BOMENY, Helena. Infidelidades eletivas: intelectuais e política. In,_____. (org.) Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: Editora FGV/Edusf, 2001.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Morais; AMADO, Janaina. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1998. p. 183-191.

BURKE, Peter. História social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução: Manuela Galhardo. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

FREITAS, Anamaria Bueno de. Educação, trabalho e ação política: sergipanas no início do século XX. Campinas. Tese (Doutorado em Educação). UNICAMP, 2003.

GOMES, Ângela de Castro. História e historiadores: A política cultural do Estado Novo. – 2.ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.

GOMES, Ângela de Castro. O Estado Novo e os intelectuais da educação brasileira. In, FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Memória intelectual da educação brasileira. Bragança Paulista: Edusf, 1999.

LE GOFF, Jacques. São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2001.

____. LE GOFF, Jacques. São Luís: biografia. Rio de Janeiro: Record, 1999.

LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína; FERRERA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996, p. 167-82.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Armanda Alberto. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

___. Baú de memórias, bastidores de história: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista-SP: USF, 2002.

NUNES, Clarice. Anísio Teixeira: a poesia em ação. Revista Brasileira de Educação. nº 16, 2001.

SANTOS, Maria Nely. Professora Thetis: uma vida. Aracaju: Pontual, 1999.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais in: RÉMOND, René. Por uma história política: Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/Ed. FGV, 1996.

SOUZA, Josefa Eliana. Nunes Mendonça: um escolanovista sergipano. São Cristóvão: EDUFS; Aracaju: Fundação Oviedo Teixeira, 2003.

TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Fernando de Azevedo e A Cultura Brasileira ou as aventuras e desventuras do criador e da criatura. São Paulo, 1995. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica.

Downloads

Publicado

2015-11-07