"MILAGRE QUE FEZ O SENHOR DOS PASSOS": EX-VOTOS E NARRATIVAS DE MILAGRES EM UMA ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Magno Francisco de Jesus Santos UFF

Resumo

Da Antiguidade aos nossos dias, os estudos e as narrativas históricas sempre privilegiaram o pensar a religiosidade. Isto, pois através das crenças, dos elementos religiosos e ritos foi possível empreender uma explicação sócio-religiosa dos diversos agrupamentos humanos no tempo. Já a modernidade por sua vez, buscou cristalizar a idéia de uma sociedade laica, lastreada pelo uso da razão. As transformações técnico-científicas da contemporaneidade aparentemente elevam o homem à condição de indivíduo secularizado.

Referências

BELTRÃO, L. Folkcomunicação na sociedade contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

CASTRO, Mary Garcia; LAVINAS, Lena. "Do feminino ao gênero: a construção de um objeto". In: COSTA, Albertina; BRUSCHINI, Cristina (Orgs.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.

DEL PRIORI, Mary. Ao Sul do Corpo – Condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. 2ª ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.

DEL PRIORI, Mary. História do Cotidiano e da Vida Privada. In: FLAMARION, Ciro, VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História – Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a essência das Religiões. São Paulo: Martins Fontes 1992.

PERROT, Michele. A História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. (Tomo 4).

PROFICE, Christiana Cabicieri; AMIM, Valéria. Os ex-votos como expressão material das representações sociais – a construção de um plano de análise. In: MELO, José; GOBBI, Maria Cristina; DOURADO, Jacqueline Lima. Folkcom: do ex-voto à indústria dos milagres: a comunicação dos pagadores de promessas. Teresina: Halley: 2006. p. 102-112.
SANTIAGO, Serafim de. Annuario Christovense. São Cristóvão. (manuscrito), 1920.

Downloads

Publicado

2015-11-07