EDUCAÇÃO SÓCIO MORAL NO DISCURSO PEDAGÓGICO DE ERASMO DE ROTTERDAM E COMENIUS
Resumo
O presente artigo aborda o tema da educação sócio moral no discurso pedagógico de dois grandes intelectuais da idade moderna destacando nesse discurso os princípios destinados à formação sócio moral do homem. Para realizar tal intento foram estudadas as obras de Erasmo de Rotterdam De Pueris e A Civilidade Pueril e a Didática Magna de Comenius destacando as práticas recomendadas por cada autor voltadas aos processos de formação sócio moral, e, identificando nestas práticas o firme propósito e a necessidade de civilizar o homem moderno.Referências
ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1981.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. Prefácio: Sobre as artimanhas da razão imperialista. . In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. 3. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2001. p. 17-32.
COMENIUS, John. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. 2v. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
ERASMO DE ROTTERDAM. De Pueris (Dos Meninos). A civilidade Pueril. São Paulo: Editora Escala, 2005.
FERACINE, Luiz. APRESENTAÇÃO. In: ERASMO DE ROTTERDAM. De Pueris (Dos Meninos). A civilidade Pueril. São Paulo: Editora Escala, 2005, p. 11-12.
FERACINE, Luiz. APRESENTAÇÃO. In: ERASMO DE ROTTERDAM. De Pueris (Dos Meninos). A civilidade Pueril. São Paulo: Editora Escala, 2005, p. 115-121.
FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: ______.Vigiar e punir: nascimento da prisão. 24. ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2001, p. 117-142.
KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
KUHLMANN, Moysés Jr. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. Prefácio: Sobre as artimanhas da razão imperialista. . In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. 3. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2001. p. 17-32.
COMENIUS, John. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. 2v. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
ERASMO DE ROTTERDAM. De Pueris (Dos Meninos). A civilidade Pueril. São Paulo: Editora Escala, 2005.
FERACINE, Luiz. APRESENTAÇÃO. In: ERASMO DE ROTTERDAM. De Pueris (Dos Meninos). A civilidade Pueril. São Paulo: Editora Escala, 2005, p. 11-12.
FERACINE, Luiz. APRESENTAÇÃO. In: ERASMO DE ROTTERDAM. De Pueris (Dos Meninos). A civilidade Pueril. São Paulo: Editora Escala, 2005, p. 115-121.
FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: ______.Vigiar e punir: nascimento da prisão. 24. ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2001, p. 117-142.
KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
KUHLMANN, Moysés Jr. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
Downloads
Publicado
2015-11-07
Edição
Seção
Dossiê