"UMA EDUCAÇÃO MEDIADA PELO MUNDO": PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo uma educação mediada pelo mundo: Paulo Freire e a pedagogia da autonomia. Esse estudo visa contribuir para reflexão crítica sobre a prática educativa em sala de aula. Consiste na análise da relação de educador e educando, considerando o aluno como sujeito interativo e ativo na construção do conhecimento, e o docente como um coordenador desse processo. O objetivo é realizar uma análise crítica do livro “A Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, com o intuito de compreender de forma mais ampla as categorias que vão inovar o pensamento pedagógico brasileiro, destacando características fundamReferências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Cultura do Povo e Educação Popular. Revista da Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 1979.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. Brasiliense. São Paulo, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 2005.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Pain, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médias, 1985.
http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/paulo_freire_hoje/04_pf_hoje_reinventando_pf.html
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http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/paulo_freire_hoje/04_pf_hoje_reinventando_pf.html
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Publicado
2015-08-07
Edição
Seção
Dossiê