PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE O CUIDAR E EDUCAR CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS

Autores

  • Ana Cristina Santos Miranda

Resumo

Este artigo investiga a História da Educação Infantil, de modo particular a faixa etária de 0 a 2 anos. Tem como intuito averiguar a função educacional da creche analisando o papel do pedagogo na educação da criança nos anos iniciais e verificando o cumprimento da lei 9394/96 no que diz respeito à presença dos profissionais licenciados em pedagogia ou técnicos em magistério na creche.  O suporte teórico está baseado em autores que estudam e problematizam a temática no cenário educacional; na legislação vigente e nas propostas pedagógicas apresentadas pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, bem como nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. A partir da análise percebe-se que existe um distanciamento entre a teoria e a prática, com muitos impasses no fazer pedagógico e entraves na construção da identidade do educador de crianças pequenas. Diante das atuais exigências legais e sociais, urge a preparação e a contratação de profissionais capacitados para atender a demanda.

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ENTREVISTA

SOARES, Cíntia. Entrevista concedida a autora em 01 de agosto de 2014.

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Publicado

2015-02-03