NO MUNDO MÁGICO DA GALINHA PINTADINHA E DO GALO CARIJÓ: USOS DA TRADIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PÓS-MODERNIDADE
Resumo
Sabemos que o vídeo por ser uma tecnologia de fácil acesso é um dos recursos que mais se destaca no cenário educacional. Este artigo vem analisar os vídeos e as músicas da Turma da Galinha Pintadinha, por serem entendidas como manifestações culturais e traduzirem os saberes e as experiências culturais do indivíduo e do grupo social no qual ele está inserido e discutir as estratégias de uso das músicas infantis tradicionais para a formação cultural da criança. A pesquisa foi baseada num diálogo com autores que se debruçaram na discussão dessa temática e na análise das músicas, do cenário e caracterização das personagens da Turma da Galinha Pintadinha. A utilização do vídeo como instrumento de mediação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil pode ser um fator influenciador na formação cultural das identidades de gêneros e diversidade sexual da criança. Conclui-se que o educador pode explorar as potencialidades desses recursos tornando o processo de aprendizagem mais eficiente, prazeroso e significativo desde que a priori identifique as mensagens intrínsecas e verifique se estão relacionadas aos seus objetivos pedagógicos.Referências
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