O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO ESTADO DE SERGIPE

Autores

  • Elis Rayane Vieira Faculdade Pio Decimo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a funcionalidade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no estado de Sergipe após a obrigatoriedade da Lei 10.639/03. Para isso, adentrou-se ao contexto histórico dos negros no Brasil. A referida lei é considerada uma das formas de aceitar a pluralidade e diversidade cultural, influenciadas pela cultura negra que são presentes no país e objetiva a desconstrução da visão eurocêntrica da história, encontrada na maioria dos currículos das escolas brasileiras. No estado de Sergipe destaca-se o Colégio Deputado Elísio Carmelo, que traz em seu currículo o Projeto Diversidade Cultural, que tem significativa importância na construção do conhecimento dos seus alunos e professores acerca da temática.

Biografia do Autor

Elis Rayane Vieira, Faculdade Pio Decimo

Graduada em Pedagogia

Referências

BERTUCCI, Janete L. O. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), 1 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BOSI, Alfredo Cultura Brasileira Temas e situações, 4 ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.
BRASIL. Lei Federal nº 10. 369, de Janeiro de 2003. Altera a Lei nº. 9.394, 20 de dezembro de 1996 (estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura afro-brasileira”, e dá outras providências)
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GONÇALVES, Luiz A. O. Negros e educação no Brasil. In: FILHO, Luciano M. F., LOPES, Eliane M. T., VEIGA, Cynthia V. 500 anos de educação no Brasil, 5 ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2011.
JACOMELI, M. R.M. Dos estudos sociais os temas transversais: uma abordagem histórica dos fundamentos teóricos das políticas educacionais brasileiras (1971-2000) (Pós-graduação em Educação da universidade do estado de Campinas – UNICAMP.
MUNANGA, Kabengele Superando o racismo na escola. Disponível em, acesso em 27 de abril de 2014.
PÁDUA, Elisabete M. M de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática, 7 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
__________________. (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. 2. Ed. Brasília, MEC/Secretaria da Educação Fundamental; Rio de Janeiro, DP&A.
PAULA, Benjamin X de. O ensino de História e Cultura da África e Afro-Brasileira. In: FONSECA, Guimarães S. Ensinar e aprender história: formação, saberes e práticas educativas, 1 ed. Campinas, SP: Editora Alínea,2009
SEED, DED, NEDIC. As relações étnico-raciais: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica de Sergipe. Aracaju - SE, 2011.
ZUCCHI, Bianca. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: teoria, conceitos e uso de fontes. 1 ed. São Paulo, SP: Edições SM,2012.

Downloads

Publicado

2015-02-04