Química e automedicação: contextualização para o ensino de funções orgânicas

Autores

  • Elizabeth Melany Garcia Gomes Faculdade Pio Décimo
  • Maria Clara Pinto Cruz

Resumo

O presente trabalho trata da história da temática relativa à Química e sua relação com o hábito da automedicação, visando uma contextualização para o ensino de funções orgânicas. A teorização se desenvolve a partir dos eixos: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Contextualização no ensino de Química; O ensino de funções orgânicas na EJA; e a automedicação praticada no Brasil. A metodologia utilizada se pautou no exame das teorias, discorrendo e argumentando sobre as principais pesquisas consultadas para gerar uma reflexão. O resultado dessa atitude investigativa conduziu à necessidade de se pensar cuidadosamente acerca dos princípios regedores da Química e o perigos da automedicação. As conclusões reafirmam as ideias expostas neste Resumo e mais detalhadas ao final deste texto.

Biografia do Autor

Elizabeth Melany Garcia Gomes, Faculdade Pio Décimo

Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo

Maria Clara Pinto Cruz

Pós-doutora em Físico Química, graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe, licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo, mestra em Química e doutora em Engenharia Química, ambos pela Unicamp. Atualmente é professora no curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo e professora do Estado de Alagoas, em Penedo.

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Publicado

2020-08-29

Edição

Seção

Artigos