Reações químicas na indústria têxtil como estratégia metodológica para o ensino de química

Autores

  • Pedro Vinicius Siqueira Santos Faculdade Pio Décimo
  • Ana Angélica dos Santos Faro Faculdade Pio Décimo

Resumo

Este artigo aborda aspectos da temática das Reações químicas na indústria têxtil como estratégia metodológica para o ensino de Química. O objetivo geral é o de avaliar como o método experimental e contextualizado, através de reações químicas de tingimento em meio alcalino realizado nas indústrias têxteis, pode contribuir para o ensino de reações químicas.  O Desenvolvimento do estudo tratou de teorizar sobre o ensino da Química e sobre experimentação e o ensino de reações químicas. A metodologia é exploratório-qualitativa voltada à experimentação, a partir do conhecimento prévio dos estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, com 21 alunos no turno matutino de uma instituição da rede pública estadual em Aracaju, capital do Estado de Sergipe. Os resultados demonstraram ser possível realizar uma análise do conhecimento prévio dos alunos diante das reações químico-orgânicas, quando se pôde também observar as dificuldades/necessidades de embasamento teórico-prático dos discentes. A aula expositivo-dialogada mostrou-se uma estratégia importante para o desenvolvimento das atividades deste estudo. As conclusões expõem o alcance da realização revisões de tópicos tratados sobre o tema relativo à Química e noções básicas de termos técnicos aplicados na indústria têxtil, bem como a explanação de todo o processo de tingimento.

Biografia do Autor

Pedro Vinicius Siqueira Santos, Faculdade Pio Décimo

Licenciado em Química pela Faculdade Pio Décimo.

Ana Angélica dos Santos Faro, Faculdade Pio Décimo

Licenciada em Química pela UFS, mestre em Engenharia de Materiais pela COPPE/UFRJ, doutora em Ciência dos Materiais pelo DCEM/UFS; formação de professores e metodologias ativas; Professora e pesquisadora da Faculdade Pio Décimo.

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Publicado

2020-08-29

Edição

Seção

Artigos