Reações químicas na indústria têxtil como estratégia metodológica para o ensino de química

Pedro Vinicius Siqueira Santos, Ana Angélica dos Santos Faro

Resumo


Este artigo aborda aspectos da temática das Reações químicas na indústria têxtil como estratégia metodológica para o ensino de Química. O objetivo geral é o de avaliar como o método experimental e contextualizado, através de reações químicas de tingimento em meio alcalino realizado nas indústrias têxteis, pode contribuir para o ensino de reações químicas.  O Desenvolvimento do estudo tratou de teorizar sobre o ensino da Química e sobre experimentação e o ensino de reações químicas. A metodologia é exploratório-qualitativa voltada à experimentação, a partir do conhecimento prévio dos estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, com 21 alunos no turno matutino de uma instituição da rede pública estadual em Aracaju, capital do Estado de Sergipe. Os resultados demonstraram ser possível realizar uma análise do conhecimento prévio dos alunos diante das reações químico-orgânicas, quando se pôde também observar as dificuldades/necessidades de embasamento teórico-prático dos discentes. A aula expositivo-dialogada mostrou-se uma estratégia importante para o desenvolvimento das atividades deste estudo. As conclusões expõem o alcance da realização revisões de tópicos tratados sobre o tema relativo à Química e noções básicas de termos técnicos aplicados na indústria têxtil, bem como a explanação de todo o processo de tingimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.