Mapeamento de pesquisas sobre o conteúdo de estrutura atômica
Autores
Eressiely Batista Oliveira Conceição
Faculdade Pio Décimo
Rosanne Pinto de Albuquerque Melo
Maria de Lourdes da Paixão Santos
Resumo
Com o objetivo de mapear, descrever e sistematizar as pesquisas sobre o conteúdo de estrutura atômica no ensino de química para auxiliar no desempenho da disciplina Estágio Supervisionado, abordamos os artigos registrados no banco de dados de periódicos da CAPES e da revista Química Nova na Escola no período de 2000 a 2019. A metodologia utilizada deu-se por meio de um processo sistêmico de levantamento e descrição de dados de pesquisas produzidas sobre um campo de estudo, como é o caso do conteúdo de Estrutura Atômica no ensino de Química, abrangendo assim, um lugar e período de tempo. Esses estudos mapeados revelaram que o conteúdo de Estrutura Atômica contribui para a ruptura de licenciandos ao chegarem aos estágios supervisionados. Esses estudantes passam a ir para o espaço escolar com o olhar de professores, ainda que supervisionados e acompanhados por um professor licenciado. Então, podemos considerar o processo de reflexão crítica sobre a prática a partir da constituição de um conhecimento que tem em sua gênese um estranhamento da prática pedagógica atual, criando terreno fértil para outra prática pedagógica, seja desse licenciando, seja também, pelo professor licenciado, por ter novas ideias a partir das ações dos estudantes estagiários. Diante do exposto, as pesquisas analisadas descrevem como as atividades desenvolvidas por pesquisadores, diversificavam as aulas, contribuindo para momentos significativos de aprendizagem para a docência. Essas ações propiciavam a construção de materiais didáticos com diferentes finalidades, suprindo lacunas no planejamento de professores, tanto na formação inicial, como na continuada.