Degradação ambiental e as alternativas viáveis para a sustentabilidade do meio ambiente: uma contextualização para o ensino de fórmulas e estruturas químicas

Autores

  • José Fred da Conceição Faculdade Pio Décimo
  • Ana Angélica dos Santos Faro Faculdade Pio Décimo
  • Ana Angélica dos Santos Faro Faculdade Pio Décimo
  • Arthur Ferreira Lemos Faculdade Pio Décimo
  • Arthur Ferreira Lemos Faculdade Pio Décimo

Resumo

Cada vez mais presentes em nosso cotidiano e essenciais para a vida moderna, os plásticos e seu uso indiscriminado, aliado à pouca reciclagem, tem levado a um questionamento sobre a sua produção, pois quando não reciclado ou não destinado adequadamente para decomposição torna-se perigoso e nocivo ao meio ambiente e à fauna marinha. O objetivo desse estudo foi avaliar a influência da contextualização da degradação ambiental através do uso excessivo de plásticos como auxílio ao processo de ensino e de aprendizagem sobre fórmulas e estruturas químicas. A pesquisa teve um caráter qualitativo e descritivo, foi aplicada em turma da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Paulo Freire em Aracaju – SE. Observou-se que a utilização do tema e do material didático melhorou o desempenho dos alunos quando comparado a aulas tradicionais, também desenvolveu nas discentes reflexões do problema ambiental e favoreceu a correlação com os temas químicos abordados.

Biografia do Autor

José Fred da Conceição, Faculdade Pio Décimo

Estudante do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo.  E-mail: fredinho.conceicao@gmail.com

Ana Angélica dos Santos Faro, Faculdade Pio Décimo

Licenciada em Química pela UFS, mestre em Engenharia de Materiais pela COPPE/UFRJ, doutora e pós-doc em Ciência dos Materiais pelo DCEM/UFS; formação de professores e metodologias ativas; Professora e pesquisadora da Faculdade Pio Décimo.

Ana Angélica dos Santos Faro, Faculdade Pio Décimo

Licenciada em Química pela UFS, mestre em Engenharia de Materiais pela COPPE/UFRJ, doutora e pós-doc em Ciência dos Materiais pelo DCEM/UFS; formação de professores e metodologias ativas; Professora e pesquisadora da Faculdade Pio Décimo.

Arthur Ferreira Lemos, Faculdade Pio Décimo

Licenciando em Química e participa do Programa de iniciação Científica da Faculdade Pio Décimo. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/FPD. Aracaju- Sergipe - Brasil.

Arthur Ferreira Lemos, Faculdade Pio Décimo

Licenciando em Química e participa do Programa de iniciação Científica da Faculdade Pio Décimo. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/FPD. Aracaju- Sergipe - Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos