Fórmula química – elaboração e aplicação no contexto de convívio escolar
Resumo
Este artigo discute a importância das atividades lúdicas na área do Ensino de Química através da aplicação de um jogo de tabuleiro denominado “Fórmula Química” que envolve os conceitos de Teoria Atômica e as Propriedades Periódicas dos Elementos. A atividade foi aplicada numa escola pública da rede estadual do interior do estado de São Paulo para 156 alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que o jogo didático possibilitou a revisão dos conceitos previamente ministrados em sala de aula, como também promoveu o interesse pela Química nas aulas posteriores. A aplicação desta atividade como recurso didático teve grande aceitação por parte dos alunos, aumentando as discussões sobre os conteúdos durante o período de sua elaboração e aplicação em sala de aula, servindo como um mecanismo de avaliação diagnóstica pela professora. Também incentivou outras habilidades nos alunos como as relações pessoais, as discussões em grupo, debates argumentativos e a socialização dos conhecimentos.
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