https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-gacor/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-dana/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-pulsa/https://sdbagl.org/slot-gacor/https://sdbagl.org/slot-dana/https://sdbagl.org/slot-pulsa/https://sjlas.org/slot-gacor/https://sjlas.org/slot-dana/https://sjlas.org/slot-pulsa/ Fórmula química – elaboração e aplicação no contexto de convívio escolar | Benedetti Filho | Revista Vivências em Educação Química (Reveq)

Fórmula química – elaboração e aplicação no contexto de convívio escolar

Edemar Benedetti Filho, Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Luzia Pires dos Santos Benedetti

Resumo


Este artigo discute a importância das atividades lúdicas na área do Ensino de Química através da aplicação de um jogo de tabuleiro denominado “Fórmula Química” que envolve os conceitos de Teoria Atômica e as Propriedades Periódicas dos Elementos. A atividade foi aplicada numa escola pública da rede estadual do interior do estado de São Paulo para 156 alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que o jogo didático possibilitou a revisão dos conceitos previamente ministrados em sala de aula, como também promoveu o interesse pela Química nas aulas posteriores. A aplicação desta atividade como recurso didático teve grande aceitação por parte dos alunos, aumentando as discussões sobre os conteúdos durante o período de sua elaboração e aplicação em sala de aula, servindo como um mecanismo de avaliação diagnóstica pela professora. Também incentivou outras habilidades nos alunos como as relações pessoais, as discussões em grupo, debates argumentativos e a socialização dos conhecimentos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.