Os impactos do inseticida dicloro difenil tricloroetano (DDT) no ambiente: uma abordagem contextualizada no Ensino Médio

Autores

  • Jonh Lennon de Jesus Almeida Faculdade Pio Décimo
  • Arthur Ferreira Lemos Faculdade Pio Décimo
  • Amélia Bastos de Souza Faculdade Pio Décimo
  • Maria Clara Pinto Cruz Faculdade Pio Décimo

Resumo

A pesquisa abordou, de forma contextualizada, a temática inseticida associando conceitos científicos com os problemas ambientais e sociais. Nesse contexto, foram estudados os efeitos da utilização do inseticida Dicloro-difenil-tricloroetano (DDT) no ambiente. Dessa forma, abordando os problemas e malefícios que este pesticida tem causado na vida dos seres vivos. A intervenção didática identificou o conhecimento dos educandos, discutiu a problemática em sala de aula para formação crítica dos alunos e por fim, uma produção textual para a avaliação da aprendizagem. Assim, assegura-se que a metodologia aplicada atendeu a finalidade da pesquisa, uma vez que os educandos responderam as questões referentes aos conhecimentos prévios, debateram a temática abordada em sala de aula com clareza e objetividade através do grupo focal e, por último, realizaram a produção textual por intermédio da Análise Textual Discursiva (ATD). Revelando, assim, o conhecimento aprendido na forma escrita.

Biografia do Autor

Arthur Ferreira Lemos, Faculdade Pio Décimo

2Licenciando em Química e participa do Programa de iniciação Científica da Faculdade Pio Décimo. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/FPD.  Aracaju- Sergipe- Brasil.

Amélia Bastos de Souza, Faculdade Pio Décimo

Licencianda em Química e participa do Programa de iniciação Científica da Faculdade Pio Décimo. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/FPD.  Aracaju- Sergipe- Brasil.

Maria Clara Pinto Cruz, Faculdade Pio Décimo

Membro do Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE), Professora Titular da Faculdade Pio Décimo, Aracaju- Sergipe- Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos