Atividade experimental baseada na POE como possibilidade para a emergência de práticas epistêmicas no ensino de química

Autores

  • Verônica Tavares Santos Batinga Professora Adjunta 3 da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Márcia Gorette Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Aprender Ciências e, particularmente, a Química, envolve a vivência e o desenvolvimento dos estudantes e futuros professores em práticas de construção do conhecimento, denominadas de práticas epistêmicas. Entre as ferramentas inseridas neste contexto, destaca-se a estratégia chamada de POE (Predição-Observação-Explicação). Este estudo objetiva analisar o processo de estruturação de uma atividade experimental sobre Reação de Neutralização, baseada na estratégia POE. Para tanto, elaboramos uma atividade experimental voltada para estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco. Os resultados da análise apontam, nesse processo, o potencial significativo das atividades experimentais associadas a questões científicas para a emergência de práticas epistêmicas relacionadas com produção e comunicação do conhecimento em aulas de Química no contexto acadêmico.

Biografia do Autor

Verônica Tavares Santos Batinga, Professora Adjunta 3 da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

É graduada em Licenciatura em Química (1999) e mestre em Ensino das Ciências (2003) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora Adjunta 3 do Departamento de Química (DQ), membro do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE, Nível - Mestrado e Doutorado e membro permanente do Mestrado profissional de Química em Rede Nacional e coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Química da UFRPE. Ministra disciplinas relacionadas com o Ensino de Química no curso de Licenciatura em Química. Tem experiência em pesquisa na área de Educação Química, com ênfase nas temáticas: Abordagem de Resolução de Problemas em Ciências/Química, Desenvolvimento de Sequências Didáticas, Formação de Professores de Ciências/Química e Perspectiva CTSA no Ensino de Química. (Texto informado pelo autor)

Márcia Gorette Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Química, mestre em Engenharia Química e doutora em Educação. É professora do Instituto de Química, membro e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos