Sequência didática para abordagem de conceitos da termodinâmica química a partir dos problemas da obesidade
Autores
Eliada Andrade da Silva
Universidade de São Paulo
Cláudia Thamires da Silva Alves
Universidade Federal Rural de Pernambuco
José Euzebio Simões Neto
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Resumo
Nesse trabalho buscamos analisar as potencialidades de uma sequência didática sobre os problemas da obesidade na abordagem de conceitos da termodinâmica química, sobretudo os conceitos de calor, caloria e energia. Tal sequência foi elaborada em cinco momentos: levantamento de concepções prévias, construção de pirâmide alimentícia, experimentação, leitura de textos e questionário avaliativo, e posteriormente foi aplicada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Pernambuco, localizada na cidade do Recife. Utilizamos para obtenção dos dados questionários, diário de campo e observação da sala de aula. Os resultados apontam para uma validação da proposta. Os estudantes participaram ativamente das atividades e acreditamos que os resultados obtidos na última fase da sequência mostram o desenvolvimento de conhecimentos científicos. Concluímos também que a sequência abrangeu corretamente as ideias de Méheut em relação às dimensões epistêmica e didática, garantindo a interação entre professor e estudantes e a aproximação entre conhecimento científico e mundo material.