Produção de extintor de incêndio caseiro como subsídio para contextualização do conteúdo de reações químicas

Autores

  • Laisa Natalia de Matos Santos
  • Ana Angélica dos Santos Faro

Resumo

No Ensino de Química a contextualização e a experimentação são importantes recursos didáticos para processo de aprendizagem, por auxiliarem os alunos na compreensão e construção do conhecimento químico. Assim, o presente estudo utiliza o experimento “construção de um extintor de incêndio caseiro” como um recurso didático para contextualização do conteúdo sobre Reação de neutralização parcial. A pesquisa tem como objetivo avaliar se a aplicação desse experimento contribui, de forma significativa, para a aprendizagem dos alunos. Para isso, desenvolveram-se aulas experimentais e exploratórias que foram aplicadas para alunos da 1ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual Leandro Maciel, Aracaju/Se. Os dados analíticos foram obtidos através da aplicação de questionário diagnóstico, discussão de texto sobre a importância do extintor de incêndio, aula experimental “Construindo um extintor de incêndio caseiro” e uma análise avaliativa em sala de aula utilizando O diário do aluno. Os resultados obtidos com A confecção do diário do aluno indicam que através dos questionamentos realizados, durante todo processo de aplicação da pesquisa, a relevância da atividade experimental como facilitador para a aprendizagem do conteúdo químico.

Biografia do Autor

Laisa Natalia de Matos Santos

Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo. E-mail:<laisanatalia@hotmail.com>

Ana Angélica dos Santos Faro

Licenciada em Química pela UFS, mestre em Engenharia de Materiais pela COPPE/UFRJ, doutora e pós-doc em Ciência dos Materiais pelo DCEM/UFS; formação de professores e metodologias ativas; Professora e pesquisadora da Faculdade Pio Décimo. E-mail: <angellfaro@yahoo.com.br>

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos