Recortes do seriado televisivo CSI como proposta didática para aulas de química geral

Autores

  • Valéria Vieira Moura Paixão Faculdade Pio Décimo, Brasil
  • Jonh Lennon de Jesus Almeida
  • Maria Clara Pinto Cruz

Resumo

A disciplina Química Geral nos cursos de graduação, normalmente, apresenta certas barreiras no processo de ensino e aprendizagem, devido ao enfoque abstrato de conceitos e a sua complexidade, comprometendo os resultados esperados desta disciplina. Partindo deste pressuposto, este trabalho objetiva propor uma abordagem didática baseada em análises forenses vistas no seriado televisivo americano CSI (Crime Scene Investigation). Para tal, serão utilizados recortes das cenas e experimentação, com posteriores discussões, embasadas nos tópicos da Química Geral. Deste modo, espera-se que o seu ensino adquira uma nova abordagem condizente com o contexto do Ensino Superior, sem privilegiar uma vertente em detrimento de outras, mas que forme um conhecimento universal e bem embasado, com relevância para o futuro científico e profissional dos acadêmicos.

Biografia do Autor

Valéria Vieira Moura Paixão, Faculdade Pio Décimo, Brasil

Aluna de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo. Aracaju-Sergipe – Brasil.  E-mail: <valeriavieira_adm@hotmail.com>

Jonh Lennon de Jesus Almeida

Aluno de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo. E-mail: < jonhlennonmm@gmail.com>

Maria Clara Pinto Cruz

Membro do Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE). Professora Substituta do Instituto Federal de Sergipe  e Professora Titular da Faculdade Pio Décimo, Aracaju/SE- Brasil. E-mail: <clara_aju@yahoo.com.br>

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos