Análise de concepções de discentes do curso de licenciatura sobre química verde

Autores

  • Letícia Bispo da Rocha Faculdade Pio Décimo
  • Bárbara Luisa Soares dos Reis Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Ângelo Francklin Pitanga Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Resumo

Nos últimos anos, as questões ambientais têm sido de grande importância no cenário mundial. Assim, a Química Verde (QV) surgiu na década de 90, voltada para a indústria, a fim de buscar alternativas de evitar a poluição, onde sustenta-se em seus doze princípios, dos quais, a prevenção é considerada a mais importante. Porém, observa-se uma ampliação, por parte da presença da QV na Educação em química. Como forma de conscientizar e fazer refletir sobre as questões ambientais de maneira holística e crítica e as relações entre as atividades humanas e os impactos no ambiente natural. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com oito licenciandos em química, com questionário, dissertação e desenhos confeccionados pelos alunos foram os instrumentos utilizados. E para análise utilizou-se como categorias as três macrotendências político-pedagógicas propostas por Layrargues e Lima (2014), a saber: Conservacionista, Pragmática e Crítica. Os dados obtidos apontam para a predominância das concepções categorizadas na macrotendência conservacionista.

Biografia do Autor

Letícia Bispo da Rocha, Faculdade Pio Décimo

Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo. Especialista em Educação em Química pela Faculdade Pio Décimo.

Bárbara Luisa Soares dos Reis Santos, Universidade Federal de Sergipe

[1] Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo. Especialista em Educação em Química. Mestranda em Química na Universidade Federal de Sergipe. <barbaraluisars@gmail.com>

Ângelo Francklin Pitanga, Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Licenciado e Mestre em Química (UFS). Doutor em Educação (UFS). Docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA). <afpitanga2@gmail.com>

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos