Ensino de Química e a quebra de paradigmas: Experimentação numa perspectiva investigativa sobre Biogás

Autores

  • Maria Aparecida Santos Mendonça de Oliveira Faculdade Pio Décimo
  • Carlos Henrique Batista

Resumo

Na busca por ferramentas interdisciplinares que auxiliem no processo ensino-aprendizagem, atua-se com o ensino por investigação. Deste modo, o presente trabalho foi desenvolvido por alunos do Ensino de Química da 1ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, na cidade de Nossa Senhora da Glória- SE. Além de palestras e temas abordados referentes a proposta de pesquisa, os alunos participaram significativamente de uma experimentação investigativa pela produção do biogás a partir da matéria orgânica, onde foi estudado seu processo de digestão anaeróbia e a influência do volume de água na sua produção. Na construção de biodigestores para a produção do Biogás, ao longo de 50 dias as garrafas PETs foram observadas semanalmente e feito o teste de chama a fim de identificar a presença do gás metano. Houve a atuação interativa sob a mediação do professor para produção do conhecimento, benefícios ao meio ambiente e consequentemente, a formação de um perfil mais crítico e inovador.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

Artigos