Percepção de licenciandos em química sobre multiculturalismo a partir de um estudo de caso

Autores

  • Tatiana Santos Andrade Universidade Federal de Sergipe - UFS- Departamento de Química- Campus Itabaiana
  • Lorena de Queiroz Pimentel
  • Erivanildo Lopes da Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar para discussão resultados de um estudo investigativo sobre as percepções, de um grupo de licenciandos em química de uma Instituição de Ensino Superior Federal, a respeito do multiculturalismo durante as aulas da disciplina de Estágio Supervisionado para o Ensino de Química IV. Para isso, o estudo se apoiou nas ideias de Candau, Moreira e McLaren. Os dados foram coletados por meio de textos escritos e, sua análise se deu pela via do discurso textual, tomando como base a perspectiva Bakhtiniana. Os dados nos mostram que os licenciandos possuem percepções superficiais acerca dos pressupostos multiculturalistas, sendo perceptível ainda a não apropriação por parte de alguns licenciandos de elementos teóricos que compõem esse campo do conhecimento, apesar dos discursos mencionarem em alguns pontos aspectos relacionada à contextualização e a inter-relação entre contexto e conceito científicos em aulas de química, elementos que compõem uma perspectiva multicultural de ensino.

Biografia do Autor

Tatiana Santos Andrade, Universidade Federal de Sergipe - UFS- Departamento de Química- Campus Itabaiana

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia-UFBA. Campus Ondina. Professora Substituta Universidade Federal de Sergipe - UFS- Departamento de Química- Campus Itabaiana. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática -UFS- Campus São Cristóvão (2014). Graduada em Química Licenciatura- UFS- Campus São Cristóvão (2011).

Lorena de Queiroz Pimentel

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe. E-mail: <lorenaqueirozpimentel@gmail.com>

Erivanildo Lopes da Silva

Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe-UFS-Departamento de Química-Campus São Cristóvão. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia-UFBA. Mestre pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Química Licenciatura pela USP. E-mail: <erivanildolopes@gmail.com>

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos