Uma abordagem sobre educação ambiental a partir da segunda Lei da Termodinâmica: a questão dos resíduos eletrônicos
Autores
Jailson Vanderley Santos
Jonh Lennon Jesus Almeida
Faculdade Pio Décimo
Maria Leosandra da Silva
Éverton da Paz Santos
Resumo
Este estudo objetiva discutir uma proposta para o ensino de Química, especificamente a aprendizagem de entropia através da segunda Lei da termodinâmica por meio da desordem de resíduos eletrônicos presentes no planeta. A abordagem foi desenvolvida com 20 alunos matriculados numa turma de 3ª Série do Ensino Médio no Colégio Estadual Prof. João Costa, levou em consideração aspectos da educação ambiental no sentido a contribuir com formação crítica dos alunos. A intervenção executada mostrou novas possibilidades de mediação do conteúdo, apresentando um avanço satisfatório na evolução conceitual, a conscientização e o pensamento crítico dos alunos por questões ambientais foram despertados quanto aos descartes incorretos não só dos resíduos em questão, mas de uma forma geral.