Uma abordagem sobre educação ambiental a partir da segunda Lei da Termodinâmica: a questão dos resíduos eletrônicos

Autores

  • Jailson Vanderley Santos
  • Jonh Lennon Jesus Almeida Faculdade Pio Décimo
  • Maria Leosandra da Silva
  • Éverton da Paz Santos

Resumo

Este estudo objetiva discutir uma proposta para o ensino de Química, especificamente a aprendizagem de entropia através da segunda Lei da termodinâmica por meio da desordem de resíduos eletrônicos presentes no planeta. A abordagem foi desenvolvida com 20 alunos matriculados numa turma de 3ª Série do Ensino Médio no Colégio Estadual Prof. João Costa, levou em consideração aspectos da educação ambiental no sentido a contribuir com formação crítica dos alunos. A intervenção executada mostrou novas possibilidades de mediação do conteúdo, apresentando um avanço satisfatório na evolução conceitual, a conscientização e o pensamento crítico dos alunos por questões ambientais foram despertados quanto aos descartes incorretos não só dos resíduos em questão, mas de uma forma geral.    

Downloads

Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

Artigos