Mapas conceituais como ferramenta de ensinagem para os conteúdos de química no ensino técnico

Autores

  • Augusto Levi Esquivel Faculdade Pio Décimo http://orcid.org/0000-0002-4668-7982
  • Valéria Vieira Paixão Faculdade Pio Décimo
  • Jonh Lennon Almeida Faculdade Pio Décimo
  • Maria Leosandra da Silva Faculdade Pio Décimo
  • Lenalda Dias dos Santos Faculdade Pio Décimo
  • Maria Clara Pinto Cruz Faculdade Pio Décimo

Resumo

Resumo: O ensino técnico tem ampliado suas pesquisas em relação a novas abordagens de aprendizagem. Uma delas é transformar o conhecimento comum do discente e organiza-lo em conhecimento científico, premissa para um processo de ensino e aprendizagem significativo. Para isto é necessário dispor de uma ferramenta que selecione, organize e reconstrua o conhecimento disperso do aluno. Assim, os mapas conceituais surgiram para mostrar as relações significativas entre os conceitos mais importantes de um determinado conteúdo. A existência de poucos relatos na promoção desta ferramenta na Educação motivou a construção deste artigo, trabalho este desenvolvido numa turma de 24 alunos do 2° ano do Curso Técnico em Alimentos, do Instituo Federal de Sergipe (IFS). Os conteúdos selecionados para a confecção dos mapas foram Equilíbrio e Cinética Química, temas que envolvem não só o conhecimento químico, mais uma compreensão em matemática e física. Conclui-se, portanto, que o ensino de Química não é a transmissão de conceitos e sim um processo que leve ao o educando a desenvolver habilidades e competências, desenvolvendo uma visão crítica e reflexiva, que possibilite a construção e reprodução do saber. Isto foi possível através do uso do mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem.Palavras chaves: Química, aprendizagem, mapa conceitual.

Biografia do Autor

Augusto Levi Esquivel, Faculdade Pio Décimo

Aluno de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo.

Valéria Vieira Paixão, Faculdade Pio Décimo

Aluna de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo.

Jonh Lennon Almeida, Faculdade Pio Décimo

Aluno de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo.

Maria Leosandra da Silva, Faculdade Pio Décimo

Aluna de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo.

Lenalda Dias dos Santos, Faculdade Pio Décimo

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo (FPD) e integra o Laboratório de Pesquisa e Investigação em Ciências e Ensino de Química (LAPICEQ)

Maria Clara Pinto Cruz, Faculdade Pio Décimo

Membro do Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE) e Laboratório de Pesquisa e Investigação em Ciências e Ensino de Química (LAPICEQ) do Programa de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo (FPD).

Downloads

Publicado

2017-01-04

Edição

Seção

Artigos