Ensinar e aprender a Tabela Periódica: desafio a ser superado
Resumo
O presente estudo tem como fulcro apresentar a ‘Classificação Periódica dos elementos químicos’, como um tema basilar para o Ensino de Química, abordado inicialmente no nono ano do Ensino Fundamental e no primeiro ano do Ensino Médio. Esse artigo trata-se de um estudo teórico da tabela conteúdo estruturante da química, considerada pré-requisito para os demais que a sucedem, pois quando se desconhece as características que estão embutidas em cada detalhe da Tabela Periódica dos elementos químicos, dificilmente acontecerá o efetivo aprendizado de grande parte dos conteúdos didáticos desta disciplina. Utilizou-se literatura especializada sobre os diversos os avanços da Tabela Periódica, na busca por compreender a construção de um conhecimento químico.Palavras chave: Ensino de Química. Tabela Periódica. Elementos químicos.Referências
ATKINS, Peter; JONES, Loreta. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.
BRASIL, Ministério da Educação. PCN + Ensino médio. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos /pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2015.
CHAGAS, A. P. Como se faz Química. Ed. Unicamp: Campinas, 1989.
FELTRE, Ricardo. Química: química geral. v 1. 6.ed. São Paulo: Moderna, 2004, 384p.
LAVOISIER, Antoine L. Traité élémentaire de Chimie (réimpression de l'editionoriginale, 1789). Édition Jaques Gabay: Paris, 1992.
MÓL, Gerson de Souza; SANTOS, Widson Luiz Pereira do. Química para a nova geração – Química cidadã. v. 1, Editora Nova Geração, 2011.
NARCISO JR, Jorge; JORDÃO, Marcelo. Tabela Periódica: não decore isso. São Paulo: Do Brasil, 2000.
ROQUE, N. F.; SILVA, J. L. P. B. A linguagem química e o ensino da Química Orgânica. Química Nova, Vol. 31, N°4, 2000, p. 921-923..
TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova. v. 20, n.1, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. PCN + Ensino médio. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos /pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2015.
CHAGAS, A. P. Como se faz Química. Ed. Unicamp: Campinas, 1989.
FELTRE, Ricardo. Química: química geral. v 1. 6.ed. São Paulo: Moderna, 2004, 384p.
LAVOISIER, Antoine L. Traité élémentaire de Chimie (réimpression de l'editionoriginale, 1789). Édition Jaques Gabay: Paris, 1992.
MÓL, Gerson de Souza; SANTOS, Widson Luiz Pereira do. Química para a nova geração – Química cidadã. v. 1, Editora Nova Geração, 2011.
NARCISO JR, Jorge; JORDÃO, Marcelo. Tabela Periódica: não decore isso. São Paulo: Do Brasil, 2000.
ROQUE, N. F.; SILVA, J. L. P. B. A linguagem química e o ensino da Química Orgânica. Química Nova, Vol. 31, N°4, 2000, p. 921-923..
TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova. v. 20, n.1, 1997.