Educação Ambiental: projetos temáticos interdisciplinares nas aulas de Química do Ensino Médio
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar informações obtidas a partir da aplicação de projetos temáticos sobre a “educação ambiental nas aulas de química” durante um ano letivo. A intervenção didática interdisciplinar foi executada com 16 alunos do 3º ano do ensino médio. Na aplicação das atividades buscaram-se ferramentas pedagógicas distintas para produção do conhecimento colaborativo numa metodologia qualitativa de projetos. A avaliação foi realizada ao final do ano letivo através de uma feira de ciências e os resultados contribuíram para uma análise reflexiva sobre a temática, na medida em que se observou: 1) a apropriação de discursos mais elaborados, fundamentos em termos cientificamente aceitos, 2) a perspectiva da adoção de atitudes e valores que levam à formação de cidadãos ativos/participativos nas decisões que envolvem o futuro do planeta.Palavras-chave: Educação ambiental. Química. Projeto temático.Referências
ARROIO, Agnaldo et al. O Show da Química: motivando o interesse científico. Química Nova, 29 (1), 173-178, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CABRERA, W.B.; SALVI, R. A ludicidade no ensino médio: aspirações de pesquisa numa perspectiva construtivista. In: Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5. Atas, 2005.
CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: II Simpósio Nacional De Ensino De Ciencia E Tecnologia. Ponta Grossa, PR, 2006.
CHAVES, A. L.; FARIAS, M E. Meio Ambiente, Escola e a formação dos professores. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 63 – 71, 2005.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; NETO, J. M.; EBERLIN, T.S. A educação ambiental no Brasil: panorama inicial da produção acadêmica. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br /formar/revista/N000/pdf/EA%20no%20BR%20-%20Artigo%20%2801-07-08%29%20Reformulado.pdf> Acesso em 01 de fev.2016.
GUIMARAES, C.C. Experimentação no ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198 – 202, 2009.
MORADILLO, E.F.; OKI, M.C.M. Educação Ambiental na Universidade: construindo Possibilidades. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 332 – 336, 2004.
NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2003.
SWAMINATHAN, M. S. Expansão da capacidade humana de conservar a biodiversidade. In: WRI/UICN/PNUMA. Diversidade. Fundação o Boticário de Proteção à Natureza. 1992. p. 147-167. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.1, p. 67, jan./abr. 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CABRERA, W.B.; SALVI, R. A ludicidade no ensino médio: aspirações de pesquisa numa perspectiva construtivista. In: Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5. Atas, 2005.
CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: II Simpósio Nacional De Ensino De Ciencia E Tecnologia. Ponta Grossa, PR, 2006.
CHAVES, A. L.; FARIAS, M E. Meio Ambiente, Escola e a formação dos professores. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 63 – 71, 2005.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; NETO, J. M.; EBERLIN, T.S. A educação ambiental no Brasil: panorama inicial da produção acadêmica. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br /formar/revista/N000/pdf/EA%20no%20BR%20-%20Artigo%20%2801-07-08%29%20Reformulado.pdf> Acesso em 01 de fev.2016.
GUIMARAES, C.C. Experimentação no ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198 – 202, 2009.
MORADILLO, E.F.; OKI, M.C.M. Educação Ambiental na Universidade: construindo Possibilidades. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 332 – 336, 2004.
NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2003.
SWAMINATHAN, M. S. Expansão da capacidade humana de conservar a biodiversidade. In: WRI/UICN/PNUMA. Diversidade. Fundação o Boticário de Proteção à Natureza. 1992. p. 147-167. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.1, p. 67, jan./abr. 2007.