Educação Ambiental: projetos temáticos interdisciplinares nas aulas de Química do Ensino Médio

Autores

  • Nayara Siqueira Melo Faculdade Pio Décimo
  • Lenalda Dias dos Santos
  • Maria Clara Pinto Cruz

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar informações obtidas a partir da aplicação de projetos temáticos sobre a “educação ambiental nas aulas de química” durante um ano letivo. A intervenção didática interdisciplinar foi executada com 16 alunos do 3º ano do ensino médio. Na aplicação das atividades buscaram-se ferramentas pedagógicas distintas para produção do conhecimento colaborativo numa metodologia qualitativa de projetos. A avaliação foi realizada ao final do ano letivo através de uma feira de ciências e os resultados contribuíram para uma análise reflexiva sobre a temática, na medida em que se observou: 1) a apropriação de discursos mais elaborados, fundamentos em termos cientificamente aceitos, 2) a perspectiva da adoção de atitudes e valores que levam à formação de cidadãos ativos/participativos nas decisões que envolvem o futuro do planeta.Palavras-chave: Educação ambiental. Química. Projeto temático.

Biografia do Autor

Nayara Siqueira Melo, Faculdade Pio Décimo

Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – (GEPEASE)- Universidade Federal de Sergipe

Lenalda Dias dos Santos

Mestra em Educação (UFPB). Diretora Acadêmica da Faculdade Pio Décimo. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo. Membro do Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE). E-mail: <lenalda@infonet.com.br>

Maria Clara Pinto Cruz

Doutora em Engenharia Química (UNICAMP). Mestra em Química. (UNICAMP). Professora Titular da Faculdade Pio Décimo. Membro do Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE). E-mail: <clara_aju@yahoo.com.br>

Referências

ARROIO, Agnaldo et al. O Show da Química: motivando o interesse científico. Química Nova, 29 (1), 173-178, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CABRERA, W.B.; SALVI, R. A ludicidade no ensino médio: aspirações de pesquisa numa perspectiva construtivista. In: Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5. Atas, 2005.
CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: II Simpósio Nacional De Ensino De Ciencia E Tecnologia. Ponta Grossa, PR, 2006.
CHAVES, A. L.; FARIAS, M E. Meio Ambiente, Escola e a formação dos professores. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 63 – 71, 2005.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; NETO, J. M.; EBERLIN, T.S. A educação ambiental no Brasil: panorama inicial da produção acadêmica. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br /formar/revista/N000/pdf/EA%20no%20BR%20-%20Artigo%20%2801-07-08%29%20Reformulado.pdf> Acesso em 01 de fev.2016.
GUIMARAES, C.C. Experimentação no ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198 – 202, 2009.
MORADILLO, E.F.; OKI, M.C.M. Educação Ambiental na Universidade: construindo Possibilidades. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 332 – 336, 2004.
NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2003.
SWAMINATHAN, M. S. Expansão da capacidade humana de conservar a biodiversidade. In: WRI/UICN/PNUMA. Diversidade. Fundação o Boticário de Proteção à Natureza. 1992. p. 147-167. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.1, p. 67, jan./abr. 2007.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos