O ensino de Ciências e suas implicações para a aprendizagem: um estudo em uma escola da rede pública

Autores

  • Maria Rita da Conceição Tavares Universidade Tiradentes
  • Josemary Ramos dos Santos Universidade Tiradentes
  • Raquel dos Santos Universidade Tiradentes
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar a realidade de uma escola da rede pública de ensino sobre o assunto caracterização da escola e epistemologia tradicional, em busca de novas estratégias de ensino, para a construção do conhecimento de um novo fazer pedagógico em aula, cujo interesse desse estudo se volta para o que os professores do ensino fundamental conhecem sobre esse assunto, e quais as ações que os mesmos poderá fazer para melhorar a tendência pedagógica tradicional, trabalhada em aula. Na metodologia será aplicado um questionário de caracterização da escola, a partir dos seguintes aspectos: dados de identificação, indicadores de desempenho da escola, aspectos administrativos, aspectos pedagógicos, através de dados contidos no Projeto Político Pedagógico (PPP) e do regimento escolar e uma observação da aula de Ciências no 7º ano B de uma determinada escola pública. A metodologia de ensino ministrada pela professora poderá mudar a formar de fazer aula e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos em aula.     

Biografia do Autor

Maria Rita da Conceição Tavares, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes

Josemary Ramos dos Santos, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes

Raquel dos Santos, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE e graduação em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2017-01-04

Edição

Seção

Relatos de Experiências