Prática docente: dimensões e significados acerca do ensino de Biologia

Autores

  • Luize Leite dos Santos Silva Universidade Tiradentes
  • Yasmin Rodrigues Monteiro Soares Universidade Tiradentes.
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da caracterização de uma escola e a observação de uma aula, abordando as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas em uma aula de Biologia. Além disso, o estudo indica dados sobre a tendência pedagógica adotada pelo professor. Trata-se de uma prática de aprendizagem realizada em uma escola da rede estadual no município de Porto Real do Colégio/Alagoas, desenvolvida na turma do 1° ano. Foi utilizada uma aplicação de questionário com perguntas acerca do ambiente escolar e um roteiro de observação para a aula de Biologia. Nesse relato, buscamos autores que discutem a educação e a área de Ciências Biológicas em geral, esclarecendo os elementos para a compreensão dos estudantes desses processos e evidenciar a organização de um trabalho com a escola e a Biologia.

Biografia do Autor

Luize Leite dos Santos Silva, Universidade Tiradentes

Estudante do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes.

Yasmin Rodrigues Monteiro Soares, Universidade Tiradentes.

Estudante do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes.

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE e graduação em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinvile, SC: Univalle, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GRILO, M. Avaliação: uma discussão em aberto. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: http: //portal.Inep.gov.br. Acesso em 20 out. 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Capítulo 1. Prática Educativa, Pedagogia e Didática 2 ed. São Paulo: Cortex, 2013.

Ministério da Educação. Disponível em: http: //portal.mec.gov.br. Acesso em 20 out. 2015.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.

Osório, Luiz Carlos. Psicologia grupal: uma nova disciplina para o advento de uma era. Porto Alegre: Artrned, 2003.

Pró- Reitoria de Graduação. Disponível em: http ://www.prograd.ufg.br. Acesso em 18 fev. 2016.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências