Concepções dos integrantes do PIBID quanto à abordagem CTS encontrada nos livros de Química
Resumo
O livro didático é uma importante ferramenta no ensino de Química, pois delineia e media o conteúdo e as interlocuções professor-aluno em sala de aula. A partir de 2004, a Química foi incluída no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), oportunizando seu uso nas aulas da escola pública. Este artigo pretende relatar os desafios encontrados pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) quanto à abordagem de Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) encontrada nos livros didáticos de Química frequentemente utilizados para o planejamentode seus respectivos projetos.Os resultados deste estudo apontam que o livro não é o único material didático a ser utilizado pelos bolsistas, como também, verifica-se que dentre os livros mais utilizados por eles, a abordagem CTS foi apontada de forma diversificada e crítica.Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: Edições 70, 1977.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnica. In: Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994, p. 15-80.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP, n. 01/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 2002.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Química. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação.Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID-. Brasília, DF: CAPES,jan, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
CARNEIRO, M. H. S; SANTOS, W. L. P; MOL, G. S.: O Livro Didático Inovador e Professores: Uma Tensão a Ser Vencida. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, Vol7, Nº 2, Dezembro 2005.
Edital 007/2014/PROGRAD- Seleção dos Candidatos para Bolsas de Iniciação à Docência- Campus de São Cristóvão.
GARUTTI, B.V; ROSA, P.R.S.R; O PIBID e Sua Influência nos Acadêmicos Participantes. In: I ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PIBID UFMS, 1, 2010, Campo Grande. Caderno de Resumos. Campo Grande: UFMS, 2010.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996. In: FRISON, MarliDallagnol; VIANNA Jaqueline; CHAVES, Jéssica Mello, et al. Livro Didático como instrumento de apoio para construção de propostas de Ensino de Ciências Naturais.Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, 2009.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
NASCIMENTO, G. G. O. O livro de Biologia no ensino de Biologia. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2002.
NÚÑEZ, IsauroBeltrán; RAMALHO, Betânia Leite; SILVA, Ilka Karine P.; CAMPOS, Ana Paula N. A Seleção dos Livros Didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de ciências. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/427Beltran.pdf. Acesso em 22/06/2014.
SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educação & Sociedade, 31 (112), p. 981-1000, 2010.
SILVA, L. H. A.; Schnetzler, R. P.; Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 2009, 11, 55.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Construção de Práticas Didático-Pedagógicas com orientação CTS: Impacto de um Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências do Ensino Básico. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnica. In: Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994, p. 15-80.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP, n. 01/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 2002.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Química. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação.Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID-. Brasília, DF: CAPES,jan, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
CARNEIRO, M. H. S; SANTOS, W. L. P; MOL, G. S.: O Livro Didático Inovador e Professores: Uma Tensão a Ser Vencida. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, Vol7, Nº 2, Dezembro 2005.
Edital 007/2014/PROGRAD- Seleção dos Candidatos para Bolsas de Iniciação à Docência- Campus de São Cristóvão.
GARUTTI, B.V; ROSA, P.R.S.R; O PIBID e Sua Influência nos Acadêmicos Participantes. In: I ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PIBID UFMS, 1, 2010, Campo Grande. Caderno de Resumos. Campo Grande: UFMS, 2010.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996. In: FRISON, MarliDallagnol; VIANNA Jaqueline; CHAVES, Jéssica Mello, et al. Livro Didático como instrumento de apoio para construção de propostas de Ensino de Ciências Naturais.Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, 2009.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
NASCIMENTO, G. G. O. O livro de Biologia no ensino de Biologia. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2002.
NÚÑEZ, IsauroBeltrán; RAMALHO, Betânia Leite; SILVA, Ilka Karine P.; CAMPOS, Ana Paula N. A Seleção dos Livros Didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de ciências. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/427Beltran.pdf. Acesso em 22/06/2014.
SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educação & Sociedade, 31 (112), p. 981-1000, 2010.
SILVA, L. H. A.; Schnetzler, R. P.; Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 2009, 11, 55.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Construção de Práticas Didático-Pedagógicas com orientação CTS: Impacto de um Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências do Ensino Básico. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005.