O processo de “ensinagem” entre aprender e apreender na construção do conhecimento
Resumo
O ato de educar exige a integração com outras práticas sociais e impõe verbos básicos como aprender e apreender para que possamos atingir os objetivos da formação humana, em que a intermediação acontece entre alunos (os quais não só assimilam o conhecimento, mas o reconstroem), e professores que acompanham a aprendizagem e o conhecimento científico acumulado. A “ensinagem” caracteriza a unidade dialética na reelaboração de conteúdos pelos sujeitos aprendizes (professor e aluno).Palavras-chave: Complexidade. Conhecimento. “Ensinagem”.Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Ensinar, aprender, apreender e processo de “ensinagem”. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de “ensinagem” na
universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joniville, SC: UNIVILLE, 2009.
ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
BERGER, Miguel André. Avaliação da aprendizagem no processo de formação docente. In: FELDENS, Dinamara Garcia; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do; BORGES, Fabrícia Teixeira. Orgs. Formação de professores e processos de aprendizagem: rupturas e continuidades. Salvador: EDUFBA, 2011.
MORIN, Edgar. O Método 3: conhecimento do conhecimento. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
___________Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo. Cortez. Brasília: UNESCO, 2000.
universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joniville, SC: UNIVILLE, 2009.
ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
BERGER, Miguel André. Avaliação da aprendizagem no processo de formação docente. In: FELDENS, Dinamara Garcia; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do; BORGES, Fabrícia Teixeira. Orgs. Formação de professores e processos de aprendizagem: rupturas e continuidades. Salvador: EDUFBA, 2011.
MORIN, Edgar. O Método 3: conhecimento do conhecimento. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
___________Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo. Cortez. Brasília: UNESCO, 2000.