O processo de “ensinagem” entre aprender e apreender na construção do conhecimento

Autores

  • Luciano Matos Nobre Universidade Tiradentes (Unit)
  • Ada Augusta Celestino Bezerra Universidade Tiradentes (Unit)
  • Lenalda Dias dos Santos Faculdade Pio Décimo

Resumo

O ato de educar exige a integração com outras práticas sociais e impõe verbos básicos como aprender e apreender para que possamos atingir os objetivos da formação humana, em que a intermediação acontece entre alunos (os quais não só assimilam o conhecimento, mas o reconstroem), e professores que acompanham a aprendizagem e o conhecimento científico acumulado. A “ensinagem” caracteriza a unidade dialética na reelaboração de conteúdos pelos sujeitos aprendizes (professor e aluno).Palavras-chave: Complexidade. Conhecimento. “Ensinagem”.

Biografia do Autor

Luciano Matos Nobre, Universidade Tiradentes (Unit)

Licenciatura em Sociologia-Universidade Federal de Sergipe/Pós-Graduações: Pedagogia Empresarial-Faculdade Atlântico/Docência e Tutoria em Educação a Distância-Universidade Tiradentes/Mestre em Educação-Universidade Tiradentes/Doutorando em Educação-Universidade Tiradentes. 

Ada Augusta Celestino Bezerra, Universidade Tiradentes (Unit)

Pós-Doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Pt). Doutora em Educação pela USP. Mestra em Educação pelo IESAE/FGV/RJ. Docente dos Cursos de Doutorado e Mestrado em Educação do PPED/UNIT. 

Lenalda Dias dos Santos, Faculdade Pio Décimo

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Engenheira Química pela Universidade Federal de Sergipe, Coordenadora e Professora do Curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade Pio Décimo. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE) 

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Ensinar, aprender, apreender e processo de “ensinagem”. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de “ensinagem” na
universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joniville, SC: UNIVILLE, 2009.

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

BERGER, Miguel André. Avaliação da aprendizagem no processo de formação docente. In: FELDENS, Dinamara Garcia; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do; BORGES, Fabrícia Teixeira. Orgs. Formação de professores e processos de aprendizagem: rupturas e continuidades. Salvador: EDUFBA, 2011.

MORIN, Edgar. O Método 3: conhecimento do conhecimento. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

___________Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo. Cortez. Brasília: UNESCO, 2000.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Edição

Seção

Artigos