Prática de aprendizagem docente: um estudo acerca do ensino de ciências

Autores

  • Danieli dos Santos Lima Universidade Tiradentes
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Tiradentes

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar os aspectos estruturais de uma escola; descrever as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas em uma aula de Ciências, observando a tendência pedagógica adotada pelo professor. Trata-se de um relato de experiência acerca de uma prática de aprendizagem docente, realizada em uma escola pública no município de Carmópolis/Sergipe, desenvolvida em uma turma de educação de jovens e adultos (EJA). Utilizou-se um questionário contendo tópicos de identificação acerca dos elementos estruturantes da escola e um roteiro de observação para a descrição da tendência adotada pelo professor. Essa prática contribuiu para a formação inicial dos acadêmicos, com vistas à aproximação da realidade escolar e das atividades relacionadas ao saber e ao saber fazer da profissão docente.Palavras-chave: Prática Docente. Ensino. Ciências. Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

Danieli dos Santos Lima, Universidade Tiradentes

Acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes, com bacharelado concluído.

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes. Professora da educação básica pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e do ensino superior pela Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa Universitas/RIES da PUCRS. Vice-líder do Grupo de pesquisa CNPq Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor (GPGFOP/Unit) e coordenadora da linha Iniciação à Pesquisa na Educação Superior.

Referências

AZEVEDO, M. A. R. de; ANDRADE, M. de F. R. de. Projeto Político-Pedagógico e o papel da equipe gestora: dilemas e possibilidades. Revista Interacções, n. 21, p. 204-218, 2012.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2011. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/o-que-e-o-ideb. Acesso em: 19 nov. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação - Prova Brasil. 2015. Disponível em: <http://portal. mec.gov.br/prova-brasil>. Acesso em: 20 nov. 2015.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
CASTRO, P. A. P. P. de; TUCUNDUVA, C. C.; ARNS, E. M.. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Athena: Revista Científica de Educação, Curitiba, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às praticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
DAVIS, C. L. F.; NUNES, M. M R.; ALMEIDA, P. C. A. de; SILVA, A. P. F da; SOUZA, J. C. de. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. São Paulo: FCC/DPE, 2012.
formativo: dos diálogos com a comunidade escolar à sistematização de conhecimentos. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 1, dez. 2008.
GOIÁS. Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Universidade Federal de Goiás (UFG). 2014. Disponível em: <https://www.icb.ufg.br/up/99/o/PPC_Licenciatura_ Ci%C3%AAncias_Biol%C3%
B3gicas_.pdf?1427467963>. Acesso em: 25 nov. 2015.
LIBÂNEO, J. C.. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
PESC. Programa de Ensino Sistematizado das Ciências. Disponível em: <http://www.pescciencias.com.br/programa.html#>. Acesso em: 10 dez. 2015.
POUBEL, M. L. Libertadora, libertária e critico social dos conteúdos: as tendências pedagógicas progressistas transformadoras na orientação educacional. 2012, 35f. Monografia (Pós-graduação em Orientação Educacional e Pedagógica) – AVM Faculdade Integrada - Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro.
ROSTIROLA, C. R.; SCHNEIDER, M. P.. Projeto Político Pedagógico: instrumento de melhoria da qualidade educativa?. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v. 1, n. 1, p. 73-80, jan./jun. 2010.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Edição

Seção

Artigos