A percepção dos alunos sobre os impactos ambientais provocados pelas indústrias cerâmicas de Itabaianinha-Se

Autores

  • Bruno Santiago Silva Goveia Faculdade Pio Décimo
  • Dannielle Moreira Santos Faculdade Pio Décimo
  • Marciléia Silva dos Santos Faculdade Pio Décimo.

Resumo

Resumo: O modelo de educação utilizando a contextualização tem mostrado seus resultados positivos para a sociedade. Contextualizar significa não mais do que trazer para a escola tudo de relevante que existe na sociedade a qual está inserida. Esta inserção dar-se-á através da utilização de temas norteadores para ministrar conteúdos do currículo escolar. A presente pesquisa analisa a percepção dos impactos ambientais provocados pelas indústrias cerâmicas neste município por 40 discentes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Raimundo Lima Vieira, tendo como ferramenta de ensino a contextualização das temáticas vivenciadas pelos discentes na sociedade com as diferentes disciplinas. Para isto foi aplicada uma atividade de sondagem com questões objetivas e subjetivas objetivando analisar as respostas dos discentes diante de questões sobre os impactos ambientas. Os resultados mostram que os discentes apresentam uma boa percepção dos impactos ambientais, porém não foi constatado a assimilação deste conteúdo aos do componente curricular, mostrando a necessidade dos docentes trabalharem de forma mais contextualizada estes temas visando aprimorar a formação do cidadão.Palavras-chave: Meio ambiente. Ensino de química. Didática.

Biografia do Autor

Bruno Santiago Silva Goveia, Faculdade Pio Décimo

Graduado em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo.

Dannielle Moreira Santos, Faculdade Pio Décimo

Mestre em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Licenciada em Química pela UFS. Atua em pesquisas voltadas para aprendizagem no Ensino de Química,

Marciléia Silva dos Santos, Faculdade Pio Décimo.

Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Investigação em Ciências e Ensino de Química (LAPICEQ) do Programa de Iniciação Científica do curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.
_____, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez.1996. 1996. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf>. Acesso em: 10 mar. de 2013.
______,Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) estabelecida pela Lei N. 6.938 de 31 de agosto de 1981 e regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990;
CONAMA. Resolução CONAMA 001, de 23 de janeiro de 1986 que dispõe sobre as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF 17 fev 1986.
ELIAS, A. A., (2009) Consciência Ambiental. Disponível em: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/consciencia-ambiental1438323.html. Acesso em 12 mai. de 2013.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2003.
MEDEIROS, J. F. de. Análise fitossociológica do manguezal e a percepção ambiental das comunidades ribeirinhas no Estuário Apodi/Mossoró – RN. Mossoró, 2005.
SEBRAE. Diagnóstico para avaliação do potencial Técnico-econômico e ambiental da piscicultura como solução de eventuais passivos ambientais das Empresas do segmento da cerâmica vermelha do Município de Itabaianinha atendidas pelo SEBRAE. SEBRAE/SE, 2007.
SERGIPE. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia. Plano de Desenvolvimento do APL de Cerâmica Vermelha de Sergipe ou O que são arranjos produtivos locais. Sergipe, [20--]. Disponível em: http://www.neapl.sedetec.se.gov.br/modules/tinyd0 /index.php?id=7. Acesso em: 10 mar. de 2013.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Edição

Seção

Artigos