Se beber, não dirija! Abordagem disciplinar sobre soluções usando tema social. O caso da “Rodovia da Morte” na cidade de Pedrinhas – SE
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta a contextualização do ensino de soluções sob a temática “O consumo de bebidas alcoólicas aliadas à direção de veículos automotivos”. O trabalho envolveu alunos do Ensino Médio e visava facilitar o aprendizado do conteúdo e provocar a conscientização nos estudantes acerca de tal prática. Para tal, foram utilizados recursos diversificados, como recortes de filmes, aula expositiva e um simulador virtual de embriaguez. Como forma de sondar e avaliar a evolução conceitual dos estudantes foi aplicado dois questionários, sendo um prévio e outro posterior à abordagem. Os resultados evidenciaram que a compreensão do conteúdo foi aprimorada quando se abordou o tema gerador de enfoque social, focando questões cotidianas e científicas importantes para a vida dos alunos.Palavras- chave:Soluções. Direção. Contextualização.Referências
BRASIL. LEI Nº 11.705, de 19 de junho de 2008. Altera a Lei n º. 503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.
MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química para o Ensino Médio: Fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (Org.). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a educação básica no Brasil (Coleção Educação em Química). Ed. Unijuí: Ijuí, 2007.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química- Professores/pesquisadores. Ijuí, UNIJUÍ, 2000.
MALTA, D. C.; FILHO, A. M. S.; MONTENEGRO, M. M. S.; MASCARENHAS, M. D. M.; SILVA, M. M. A.; LIMA, C. M.; MORAIS NETO, O. L.; TEMPORÃO, J. G.; PENNA, G. O. Análise da mortalidade por acidentes de transporte terrestre antes e após a Lei Seca – Brasil, 2007-2009. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, nº19, p.317- 328, 2010.
MARTINS, V. L. Desenvolvimento, comportamento humano e educação. Londrina: UNOPAR, 2006.
PIRES, E. C.; CHAVES, C. T. M. Lei seca– Avanço ou retrocesso? Revista Vianna Sapiens, V. 2, nº 1, p. 36–53. Juiz de Fora, 2011.
SANTOS, W. L. P e SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª edição, Ijuí: Unijuí, 2010.
SCHNETZLER, R. P. Apontamentos Sobre a História do Ensino de Química no Brasil. In: SANTOS, W. L. P., e MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em foco. Coleção Educação em Química. Editora Unijuí. Ijuí, 2010, p. 51-75.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEED-SE). Referencial Curricular. Rede estadual de Ensino de Sergipe. Aracaju, 2011.
MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química para o Ensino Médio: Fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (Org.). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a educação básica no Brasil (Coleção Educação em Química). Ed. Unijuí: Ijuí, 2007.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química- Professores/pesquisadores. Ijuí, UNIJUÍ, 2000.
MALTA, D. C.; FILHO, A. M. S.; MONTENEGRO, M. M. S.; MASCARENHAS, M. D. M.; SILVA, M. M. A.; LIMA, C. M.; MORAIS NETO, O. L.; TEMPORÃO, J. G.; PENNA, G. O. Análise da mortalidade por acidentes de transporte terrestre antes e após a Lei Seca – Brasil, 2007-2009. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, nº19, p.317- 328, 2010.
MARTINS, V. L. Desenvolvimento, comportamento humano e educação. Londrina: UNOPAR, 2006.
PIRES, E. C.; CHAVES, C. T. M. Lei seca– Avanço ou retrocesso? Revista Vianna Sapiens, V. 2, nº 1, p. 36–53. Juiz de Fora, 2011.
SANTOS, W. L. P e SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª edição, Ijuí: Unijuí, 2010.
SCHNETZLER, R. P. Apontamentos Sobre a História do Ensino de Química no Brasil. In: SANTOS, W. L. P., e MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em foco. Coleção Educação em Química. Editora Unijuí. Ijuí, 2010, p. 51-75.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEED-SE). Referencial Curricular. Rede estadual de Ensino de Sergipe. Aracaju, 2011.