Se beber, não dirija! Abordagem disciplinar sobre soluções usando tema social. O caso da “Rodovia da Morte” na cidade de Pedrinhas – SE

Autores

  • Gezyel Barbosa de Aquino Secretaria de Estado da Educação - Seed/Se
  • Joyce de Souza Ferreira Universidade Federal de Sergipe
  • Éverton da Paz Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Daysiane Secunda de Souza Faculdade Pio Décimo
  • Maria Clara Pinto Cruz Faculdade Pio Décimo

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta a contextualização do ensino de soluções sob a temática “O consumo de bebidas alcoólicas aliadas à direção de veículos automotivos”. O trabalho envolveu alunos do Ensino Médio e visava facilitar o aprendizado do conteúdo e provocar a conscientização nos estudantes acerca de tal prática. Para tal, foram utilizados recursos diversificados, como recortes de filmes, aula expositiva e um simulador virtual de embriaguez. Como forma de sondar e avaliar a evolução conceitual dos estudantes foi aplicado dois questionários, sendo um prévio e outro posterior à abordagem. Os resultados evidenciaram que a compreensão do conteúdo foi aprimorada quando se abordou o tema gerador de enfoque social, focando questões cotidianas e científicas importantes para a vida dos alunos.Palavras- chave:Soluções. Direção. Contextualização.

Biografia do Autor

Gezyel Barbosa de Aquino, Secretaria de Estado da Educação - Seed/Se

Graduado em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD). Professor de Química no colégio Estadual “Dr. Jessé Fontes” em Pedrinhas-SE.

Joyce de Souza Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Pós graduanda noNúcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Didática do Ensino Superior e graduada em Licenciatura em Química ambos pela Faculdade Pio Décimo

Éverton da Paz Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino de Ciências pelo núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD).

Daysiane Secunda de Souza, Faculdade Pio Décimo

Graduada em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD).

Maria Clara Pinto Cruz, Faculdade Pio Décimo

Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE) e integra o Laboratório de Pesquisa e Investigação em Ciências e Ensino de Química (LAPICEQ) ambos da Faculdade Pio Décimo (FPD).

Referências

BRASIL. LEI Nº 11.705, de 19 de junho de 2008. Altera a Lei n º. 503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.
MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química para o Ensino Médio: Fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (Org.). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a educação básica no Brasil (Coleção Educação em Química). Ed. Unijuí: Ijuí, 2007.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química- Professores/pesquisadores. Ijuí, UNIJUÍ, 2000.
MALTA, D. C.; FILHO, A. M. S.; MONTENEGRO, M. M. S.; MASCARENHAS, M. D. M.; SILVA, M. M. A.; LIMA, C. M.; MORAIS NETO, O. L.; TEMPORÃO, J. G.; PENNA, G. O. Análise da mortalidade por acidentes de transporte terrestre antes e após a Lei Seca – Brasil, 2007-2009. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, nº19, p.317- 328, 2010.
MARTINS, V. L. Desenvolvimento, comportamento humano e educação. Londrina: UNOPAR, 2006.
PIRES, E. C.; CHAVES, C. T. M. Lei seca– Avanço ou retrocesso? Revista Vianna Sapiens, V. 2, nº 1, p. 36–53. Juiz de Fora, 2011.
SANTOS, W. L. P e SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª edição, Ijuí: Unijuí, 2010.
SCHNETZLER, R. P. Apontamentos Sobre a História do Ensino de Química no Brasil. In: SANTOS, W. L. P., e MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em foco. Coleção Educação em Química. Editora Unijuí. Ijuí, 2010, p. 51-75.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEED-SE). Referencial Curricular. Rede estadual de Ensino de Sergipe. Aracaju, 2011.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Edição

Seção

Dossiê