Resgate Químico: uma proposta lúdica para análise da aprendizagem no Ensino Médio

Autores

  • Osmir Fabiano Lopes de Macedo Faculdade Pio Décimo
  • Dayanne Meneses Silva Faculdade Pio Décimo
  • Tatiana Kubota Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este trabalho buscou explorar o uso do jogo Resgate Químico como uma ferramenta para analisar a aprendizagem de alguns conteúdos básicos de Química (densidade, solubilidade, determinação de pH de uma substância, diluição, dissolução, cálculo de concentração comum, fatores que influenciam a velocidade de uma reação química e pilhas). O recurso didático lúdico foi composto por cinco missões em que os alunos foram desafiados a resolver situações-problema articulando competências e habilidades com os conteúdos previamente estudados durante o Ensino Médio. Buscou-se também verificar como a proposta lúdica pode contribuir tanto para uma melhor aproximação dos discentes com os conceitos envolvidos, quanto fornecer aos docentes uma ferramenta aliada ao processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Os resultados apontaram que os discentes possuíam grandes dificuldades em mobilizar os conteúdos vistos nas séries anteriores evidenciando que o aprendizado pode ter sido de caráter memorístico condicionado apenas à aprovação em níveis quantitativamente numéricos. A aplicação desse recurso didático ocorreu em uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Aracaju/SE.Palavras chaves: Ensino. Avaliação. Lúdico. Competência. Habilidade.

Biografia do Autor

Osmir Fabiano Lopes de Macedo, Faculdade Pio Décimo

Concluiu a graduação em Quimica Licenciatura (2008) e Mestrado em Química (2010) pela Universidade Federal de Sergipe e foi bolsista por 4 anos na área de Físico Química, durante o qual participou de 3 projetos de pesquisa.

Dayanne Meneses Silva, Faculdade Pio Décimo

Graduação em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo - Campus III, Brasil(2015)

Tatiana Kubota, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Química pela Universidade  Federal do Paraná, Brasil(2011) Professor Magistério superior da Faculdade Pio Décimo - Campus I , Brasil

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): documento básico 2000. Brasília: INEP, 1999a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999b. v. 3. (Ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB; INEP, 2008.

FLETCHER, C.; TECKENTRUP, B. Brincando no castelo. Tradução Gabriela DegenMarothy. São Paulo: Brinque-Book, 2014

MANQUES, A. L. et al. Metodologia de avaliação em sala de aula. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L., Química na abordagem do cotidiano, volume 1, 4ª edição, ed moderna, São Paulo, 2009.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Dossiê