ESCOLA, SABER E PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Francisco Diemerson Sousa Pereira Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave:

Escola, Contemporaneidade, Docência

Resumo

O trabalho discute o contexto da formação docente a partir de uma análise da escola e sua organização específica na contemporaneidade, como espaço de trocas de saberes, formador de subjetividades e a inserção do educador neste novo contexto. Parte-se do pressuposto que é impossível pensar a educação sem considerar seus aspectos culturais, suas pluralidades e diferenças que estão compondo a própria condição humana. Assim, a grande função do educador tem sido a de desmontar a lógica que desumaniza o ensino,  podendo  contribuir para o processo de respeito e acolhimento ás diferenças e suas diversas nuances. O processo educacional têm se convergido para identidades plurais. Os desafios interculturais no campo educativo têm gerado reflexões teóricas e conceituais em torno da articulação entre cultura e identidade, multiplicidades e unicidade, homogeneidade e alteridade, reflexões estas que tem contribuído para uma nova dimensão do educador, buscando a valorização e a importância da diversidade na étnica e cultural na formação docente.

Biografia do Autor

Francisco Diemerson Sousa Pereira, Faculdade Pio Décimo

Mestre em Educação (UNIT), Licenciado em História. Professor Adjunto dos Cursos de Graduação da Faculdade Pio Décimo.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
PALITOT, Mônica. Formação Docente: dilemas e sujeitos. São Paulo: Conceitual, 2003.

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Publicado

2015-01-29