EDUCANDO COM AFETIVIDADE DIANTE DA PROBLEMÁTICA DA EVASÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO INSTITUTO LUCIANO BARRETO JÚNIOR

Autores

  • Fabio Mauricio Santos

Palavras-chave:

Afetividade. Evasão. Ensino-aprendizagem. Educador. Praxis

Resumo

No presente artigo, apresenta-se o relato de uma experiência vivenciada em espaço de aprendizagem de uma instituição voltada ao atendimento de jovens sergipanos em situação de risco pessoal e/ou social, centrando-se a problemática investigada nos aspectos que permeiam a evasão escolar a partir das reflexões acerca da afetividade em sala de aula. Nessa proposta, com base na bibliografia existente sobre a temática, seguiu-se a metodologia na modalidade de estudo de caso, fundamentando-se na técnica da observação para obtenção dos dados que implicaram em um projeto bem-sucedido no aspecto de superação dos problemas evidenciados ao longo do caminho percorrido

Biografia do Autor

Fabio Mauricio Santos

Especialização em Psicopedagogia Institucional - (UNIASSELVI), Especialização em Mídias na Educação (NCE/USP - UFPE), Graduação de Licenciatura em Informática - (UNIT), Graduação de Tecnólogo em Segurança no Trabalho - (UNIASSELVI), estudante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Mídias na Educação - GESPME CNPq/UFPE. Atualmente exerce a função de Educador Social, do Instituto Luciano Barreto Júnior, desenvolvendo atividades relativas à infoinclusão social de adolescentes e jovens sergipanos, tendo como âncora no processo de aprendizagem o projeto “Conectando com a Vida” através do conteúdo da disciplina de Informática, diversos outros subprojetos, cursos, oficinas e palestras, atividades socioeducativas, intencionando a preparação para o mundo do trabalho e a cidadania. Atua especificamente na área socioeducativa com ênfase no processo de ensino/aprendizagem, atuando e pesquisando sobre os temas Mídias e Afetividade na Educação como forma de preparação para o mundo do trabalho e cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social, visando melhoria na qualidade de vida e auto estima dos mesmos

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Publicado

2015-01-29