SOB O CORPO E O SANGUE DO CORDEIRO: O COMPROMISSO DA IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA VILA DE SIMÃO DIAS

Bruna Ribeiro dos Santos

Resumo


O objetivo do referido artigo é analisar o Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Vila de Simão Dias, Sergipe de 1875. Nele se encontram expostas as obrigações dos irmãos, organização hierárquica da confraria, além das orientações para as distribuições dos cargos dispensados aos membros juntamente com seus direitos e deveres, além das atribuições damesa regedora, cabendo ainda a analise da autonomia administrativa e social, das exigências para admissão de novos irmãos, o estabelecimento de taxas e por fim o papel social desenvolvido pela mesma Irmandade

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Welber. As Elites do Santíssimo: o papel das festividades na ostentação de poder – o caso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Vila de Santo Antônio do Recife no século XVIII. Revista de Humanidades da UFRN, v.9. n. 24. Set/ out, 2008.

BAHY, Cristiane Pinto. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Arraial de Viamão (1780-1820): fontes primárias e perspectivas de pesquisa. Artigo apresentado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do SUL. Rio Grande do Sul, s/d.

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro, (Org) Temas de História e Educação Católica em Sergipe. Editora UFPE, Recife, 2013.

BORGES, Célia A. R. Maia. Em honra ao Senhor: a devoção à hóstia consagrada pelos irmãos do Santíssimo Sacramento em Minas Colonial. Artigo apresentado ao XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho de 2011.

________. As Representações Religiosas, as Práticas Culturais e os Símbolos Sagrados: os Irmãos do Santíssimo Sacramento na Colônia. In: OLIVEIRA, Camila Aparecida Braga; MOLLO, Helena Miranda; BUARQUE, Virgínia Albuquerque de Castro (orgs). Caderno de resumos e Anais do 5º Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual. Ouro Preto: Ed UFOP, 2011.

BOSCHI, Caio Cézar. Os leigos e o Poder. Editora Ática, São Paulo, 1986.

DÉDA, José de Carvalho. Simão Dias: fragmentos de sua história. 2. ed. Aracaju: Gráfica Editora J. Andrade, 2008.

DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo, Editora Planeta do Brasil, 2010.

SANTOS, Dijalma Oliveira Trindade dos. Devoção e assistência: compromissos de irmandades sergipanas no século XIX. Monografia apresentada ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Agosto de 2008.

VILMAR, Victor de Freitas. Unicamente por veneração e respeito: os irmãos brancos e a invenção do cotidiano em uma irmandade leiga do Recife – Século XVIII. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL. Mneme – Revista de Humanidades. UFRN. Caicó (RN), v. 9. n. 24, Set/out. 2008. ISSN 1518-3394. Disponível em www.cerescaico.ufrn.br/mneme/anais.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fórum: Revista de Educação, Ciência e Cultura. Número 01 Volume 01, 2013.