A ESCRITA EPISTOLAR FEMININA: LEITURAS, APROPRIAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCA

Autores

  • Maria José Dantas Faculdade Pio Décimo
  • Rita de Cássia Santos Souza UFS

Resumo

Cartas são exemplos de gêneros textuais que estão presentes em nossa vida e servem para colocar em contato remetente e destinatário. Nas últimas décadas, muitos pesquisadores têm se debruçando sobre a escrita epistolar como objeto de estudo e como fonte de pesquisa. Nesta análise, nos voltaremos para algumas publicações que enfatizam as correspondências escritas ou recebidas por mulheres. O artigo tem como objetivo, fazer um levantamento sobre as pesquisas e publicações nacionais, que têm enfatizado as correspondências femininas, bem como verificar quais os principais assuntos tratados nas cartas que foram investigadas pelos pesquisadores. O suporte teórico-metodológico está centrado na Nova História Cultural e tem como base os conceitos de apropriação de Roger Chartier e estratégia de Michel de Certeau. Através da leitura e fichamento dos livros, foi possível verificar as diferentes apropriações dos pesquisadores sobre as cartas de variadas mulheres, bem como percebemos que algumas delas utilizaram as correspondências como estratégias de um processo de ascensão intelectual e ainda, tinham neste veículo de comunicação um espaço para expressar sentimentos, desejos e contestações.

Biografia do Autor

Maria José Dantas, Faculdade Pio Décimo

Doutora em Educação pela UFS

Rita de Cássia Santos Souza, UFS

Doutora em Educação pela UFBA. Professora da UFS.

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Publicado

2015-03-10